DISCURSO BOLSONARISTA E A LEGITIMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS DA COMUNIDADE SURDA

UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46836

Mots-clés :

Discurso bolsonarista., Comunidade Surda., Autoemancipação., Analise Crítica do Discurso, Realismo Crítico.

Résumé

Este trabalho objetiva refletir sobre a conjuntura nacional brasileira de modo a desvelar os mecanismos utilizados ideologicamente que fazem com que atores sociais da comunidade surda legitimem os discursos bolsonaristas mesmo depois de tantos ataques. As bases teórica utilizada são o Realismo Crítico(1978), a Análise Crítica do Discurso (2003) e a Linguistíca Sistêmico Funcional (1994). Em consonância, a  metodologia qualitativa  de caráter análitico também foi usada com base na perspectiva da ACD.   Esperamos que este trabalho contribua no processo de autoemancipação dos membros da comunidade surda que ainda estão presos nas amarras sociais discursivas proferidas por este grupo social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tulio Adriano Alves Gontijo, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL/ UFMT. Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professor de Ensino Superior do Centro Universitário do UNIVAG. Tradutor intérprete de Libras e professor do curso de tradução e interpretação da Extensão na Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Participa de vários eventos acadêmicos na área da educação especial, tradução e interpretação, linguística e Análise Crítica do Discurso. Já atuou como Interprete de Libras na Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de Goiânia, como professor e Intérprete no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS- GO), e também na produção de material didático. Atualmente pesquisa na área do Realismo Crítico, Análise Crítica do Discurso e Emancipação humana voltados a cultura e identidades Surdas.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado na Universidade de Londres (Instituto de Educação - IOE).  Possui estudos doutorais livres pela Universidade de Lancaster (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL/UFMT). Atualmente é professora no Curso de Letras/Inglês da UFMT. Email: solmarbarros@gmail.com

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL/UFMT). Atualmente, é professor do curso de Letras – Língua e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Email: antonio.moraes@ufr.edu.br

Références

ARAGÃO, J. da S. et al. Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em Libras. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, p. 1014-1023, 2015.

BARROS, S. M. Realismo Crítico e Emancipação Humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

BHASKAR, R. R. Critical Realism and Dialectic. In: ARCHER, M. S. (ed.). Critical Realism: essential readings. London: Routledge, 1998.

CHOULIARAKI, L.; FAIRGLOUGH, N. Discourse in Late Modernity: rethinking critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh Univesity Press, 1999.

BRASIL. Lei nº 10436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua brasileira de sinais – Libras e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/ legislacao/ListaPublicacoes.action?id=234606. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua brasileira de sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/ L12319.htm. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 10.185, de 20 de dezembro de 2019. Extingue cargos efetivos vagos e que vierem a vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal e veda a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais para os cargos que especifica. Brasília: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/794991836/decreto-10185-19. Acesso em: 10 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília: Presidência da República, 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 10 set. 2022.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse. Londres, Nova York: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N.; JESSOP, B.; SAYER, A. Realismo crítico e semiose. Tradução de Gabriel Valdez Foscaches. Revista Letra Capital, v. 1, n. 1, p. 43-69, jan./jun. 2016.

GONTIJO. T. A. A; BARROS; S. M. de; MARQUES-SANTOS. L. E. Representações surdas na desconstrução de práticas ouvintistas: um estudo crítico-discursivo. Campinas: Pontes Editores, 2021.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2. ed. Londres: Arnold, 1994.

OLIVEIRA, Y. C. A. de; CELINO, S. D. de M.; COSTA, G. M. C. Comunicação como ferramenta essencial para assistência à saúde dos surdos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 25, p. 307-320, 2015.

PIRES, H. F.; ALMEIDA, M. A. P. T. A percepção do surdo sobre o atendimento nos serviços de saúde. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 5, n. 1, 2016.

RODRIGUES. C. H. Formação de intérpretes e tradutores de língua de sinais nas universidades federais brasileiras: constatações, desafios e propostas para o desenho curricular. Translatio, Porto Alegre, n. 15, p. 197-222, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/translatio/article/view/79144/48558. Acesso em: 12 ago. 2022.

SOUZA, M. F. N. S. de et al. Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista CEFAC, v. 19, p. 395-405, 2017.

STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-28

Comment citer

Gontijo, T. A. A., Barros, S. M. de, & Moraes, A. H. C. de. (2023). DISCURSO BOLSONARISTA E A LEGITIMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS DA COMUNIDADE SURDA: UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 200–218. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46836