ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.42868

Mots-clés :

Leitura. Sequência de atividades. Salas de Recursos Multifuncionais. Interacionismo. Dialogismo.

Résumé

Neste artigo objetiva-se compreender como professores em formação – acadêmicos de Letras – assimilam o trabalho de construção de sequências de atividades de leitura para Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As noções dialógicas de ampliação de consciência socioideológica e o conceito de leitura como interação fundamentam as análises  de sequências, produzidas com orientação mediada sobre legislação, bases  interacionistas e dialógicas de leitura, apresentação e construção de sequências de atividades  Os resultados demonstram que as interações discursivas expandiram a consciência socioideológica dos professores em formação, a propiciar-lhes reflexões sobre princípios interacionistas cabíveis para organização sistematizada das habilidades em sequências de atividades de leitura.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com Pós-Doutorado em Letras pela mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Interação e Ensino (UNICENTRO/Cnpq) e membro do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/Cnpq). E-mail cristiane.mpa@gmail.com

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq). E-mail renilsonmenegassi@gmail.com

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Publié-e

2023-12-28

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Angelo, C. M. P., & José Menegassi, R. (2023). ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 121–141. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.42868