TEXTOS MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS E PAPÉIS ACTANCIAIS

ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Rosalice Pinto Center of Linguistics New University of Lisbon

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4024

Palavras-chave:

Multimodalidade, Gêneros textuais institucionais, Mecanismos de responsabilização enunciativa

Resumo

O objetivo desta contribuição é mostrar alguns mecanismos de responsabilização enunciativa presentes em gêneros textuais de natureza multimodal (com diferentes códigos semióticos em interação) e atestar algumas especificidades desses mecanismos em função das atividades sociais/ dos tipos de agir em que estão inseridos. O nosso estudo baseia-se, fundamentalmente, nas contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2004 e 2008) e na Gramática do Design Visual - Kress & Van Leeuwen (2006). Confirmou-se a hipótese de que os mecanismos de responsabilização enunciativa podem vir a apresentar semiotizações distintas em função do tipo de agir/ea atividade em que se inserem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalice Pinto, Center of Linguistics New University of Lisbon

Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto é docente convidada da Universidade Lusíada de Lisboa na Faculdade de Direito, ministrando cursos de Metodologia da Investigação e Tecnologia de Informação e de Lógica e Argumentação Jurídicas. É pesquisadora do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), da Universidade Lusíada de Lisboa; do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Concluiu o seu doutoramento em Linguística, especialidade em Teoria do Texto, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Sua tese de doutoramento, intitulada Argumentação em gêneros persuasivos: um estudo contrastivo, foi publicada em livro, em 2010. Finalizou em 2013 o pós-doutoramento, com a investigação intitulada O agir do empreendedor e sua configuração textual, sob a supervisão de Professores da Universidade de Genebra e da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicações em revistas internacionais e nacionais no âmbito dos estudos de Argumentação e Retórica, de Português em Contextos Profissionais, de Linguística Textual, de Análise do Discurso e de Multimodalidade.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Pinto, R. (2016). TEXTOS MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS E PAPÉIS ACTANCIAIS: ESTUDOS DE CASO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 138–153. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4024

Edição

Seção

Artigos de pesquisa