Discursos e imagens: a inclusão no ensino superior e o olhar discente para si e para o outro
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v23i1.36073Mots-clés :
Discurso, Imagem, InclusãoRésumé
Este artigo objetiva a análise das relações de sentidos e imagens de si e do outro nos discursos de alunos monitorados e monitores do Programa de Monitoria Inclusiva de uma universidade da região sudeste do Brasil. As análises foram baseadas no conceito de formações imaginárias, como proposto por Pêcheux (1969), na obra organizada por Gadet & Hak (1997). O corpus, discursos produzidos em entrevistas, foi construído com base na concepção de pesquisa qualitativa e indiciária (Esteban, 2010; Ginzburg, 1989). Os resultados mostram a diferença como estigma; os discursos materializam relações de poder entre os sujeitos monitores inclusivos e os monitorados.
Téléchargements
Références
ANJOS, Hildete Pereira dos. Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: primeiras aproximações. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
BARBOSA, Marinalva Vieira. Entre o sim e o não, a permanência ”“ o discurso do graduando em Letras sobre o ensino da língua materna. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11.ed. Campinas: Pontes, 2013.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. In: GADET, Françoise e HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.
SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva: Florianópolis, v. 26, n.1, 341-377, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.