O espetáculo, a semiformação e a arquitetônica no filme “O Abutre”
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31700Mots-clés :
Espetáculo, Arquitetônica Bakhtiniana, Mídia, Discurso, Semiformação, CinemaRésumé
Este artigo tematiza o espetáculo presente no filme “O Abutre” (The NightCrawler), de 2014, considerando sua atualidade quanto aos mecanismos utilizados pela mídia para construir e veicular a notícia. Nesse sentido, objetiva identificar os elementos que caracterizam o discurso espetacularizado e examinar a construção da relação eu-outro no protgonista Louis Bloom. Os conceitos de espetáculo, de Guy Debord e de arquitetônica, de Mikhail Bakhtin, são os principais referenciais desse trabalho. Como resultados de investigação, apontamos para a necessidade de uma leitura mais criteriosa sobre a notícia e esperamos contribuir para a conscientização acerca da semiformação decorrente da mídia espetacularizada.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W.; HORKHENIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro. Zahar, 1985. Disponível em http://lelivros.love/book/baixar-livro-dialetica-do-esclarecimento-theodor-adorno-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/ .Acesso em 17 maio 2020.
ANGRIMANI, Danilo. Espreme que Sai Sangue: um Estudo Sensacionalismo na Imprensa. São Paulo: Summus, 1995. Disponível em http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2013/04/Danilo-Angrimani-Sobrinho-Espreme-que-sai-sangue.pdf . Acesso em 17 maio 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma Filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza a partir da versão do inglês: Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, 2010b.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010c.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 2002, p. 25
CHARAUDEAU, Patrick. O discurso das mídias. 2. ed. São Paulo. Contexto: 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELEUZE, Gilles. Qu'est-ce qu'un disposif? In: Michel Foucault philosophe. Rencontre internationale. Paris 9, 10, 11 janvier 1988. Paris, Seuil. 1989. Tradução de Ruy de Souza Dias.
Disponível em: file:///D:/Downloads/28604-Texto%20do%20artigo-62350-1-10-20160421%20(2).pdf Acesso em: 28 abr. 2020.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo -1 neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. v. 2.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística ”“ uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.
FILMOGRAFIA
O ABUTRE. Direção: Dan Gilroy. Produção de Open Road e Bold Films. Estados Unidos da América: Diamond Films, 2014. 1 DVD (117 min)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.