Discursos e representações legitimadas pelo mercado
significados identificacionais nas letras de funk ostentação
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v22i1.27588Mots-clés :
Discurso, Representações Sociais, Consumo, IdentidadeRésumé
Este artigo apresenta parte de pesquisa mais ampla acerca de representações linguístico-discursivas em letras de funk ostentação e tem com objetivo examinar como esses textos veiculam discursos socialmente articulados pelas práticas sociais de consumo. Trata-se de um estudo textualmente orientado que está amparado nos princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC), proposta por Fairclough (2001 [1992], 2003) e por Chouliaraki e Fairclough (1999), por estudos recentes que tentam redefinir os conceitos de identidade e cidadania, conforme discussões postuladas por Zigmund Bauman (2008), Guy Debord (2015) e Garcia Canclini (2015). Os dados empíricos foram levantados com base na seleção de letras de funk ostentação com vistas à pesquisa de abordagem qualitativa (descritiva e interpretativa). O discurso de consumo em letras de funk ostentação constitui o objeto de análise deste estudo e os resultados indicam como os significados das escolhas do léxico contribuem para representações linguístico-discursivas que revelam uma prática social que reforça o consumo de produtos da moda como condição de inclusão ou exclusão social e como forma de delimitação de identidades sociais.
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