Obesidade em divulgação científica
análise discursiva de infográficos
Mots-clés :
Obesidade, Corpo, Discurso de Divulgação CientíficaRésumé
Neste trabalho, objetivamos realizar um exercício conceitual-metodológico de leitura da materialidade infografada orientados pelos princípios teóricos da Análise de Discurso de tradição pêcheuxtiana. Elegemos como corpus o infográfico Entenda como a obesidade afeta seu corpo, Discurso de Divulgação Científica (DDC) sobre a sintomalogia da obesidade, aqui, tomado como representativo do repositório de infográficos do IG. À construção de nosso gesto interpretativo, atentamos ao DDC a partir da regularidade de um caminho de vaivém entre os discursos da DC e o da Ciência, que não funciona por vias translúcidas. Ao contrário, essas vias, opacas, traçadas a várias vozes, trabalham (n)o limiar do equívoco e da contradição.
Téléchargements
Références
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, n. 19, p. 25-42, jul./dez. 1990.
AUTHIER-REVUZ, J. Dialogismo e Divulgação científica. RUA-NUDECRI. Campinas, n. 5, p. 9-15, mar. 1999.
BAALBAKI, A. C. F. A revista Ciência Hoje das Crianças e o discurso de divulgação científica: entre o ludicismo e a necessidade. Niterói: UFF, 2010. 308 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, 2010.
BRETANHA, S. F. Análise discursiva de infográfico de divulgação científica: exercício conceitual-metodológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em letras). Universidade Federal do Pampa, Jaguarão.
BUTLER, J. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Entrevista concedida a PRINS, B.; MEIJER, I. C. In: Revista Estudos Feministas. v. 10, n. 1, Florianópolis, janeiro de 2002, p. 155-167.
BUTLER, J. Deshacer el género. Barcelona, Paidós, 2006.
CAETANO, V. B. L. Não tem cabimento: corpo e subjetividade no discurso de sujeitos gordos. 2019. Dissertação (mestrado em Letras). Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
CARVALHO, J; ARAGÃO, I. Infografia: conceito e prática. Infodesign. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 160-177, 2012.
COURTINE, J-J. Analyse du discours politique. Langages, Paris, v. 62, n. 127, June 1981.
DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: el periodista como creador de infografia. Madrid: Editorial Sintesis, 1998.
ERNST-PEREIRA, A. A Falta, o Excesso e o Estranhamento na Constituição/ Interpretação do Corpus Discursivo. 2009. Trabalho apresentado no IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso - SEAD, Porto Alegre, 2009.
INDURSKY, F. Lula lá: estrutura e acontecimento. Organon, Porto Alegre: UFRGS, v. 17, n. 35, p. 101-121, 2003.
INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. Memória e história na/da análise do discurso. In: INDURSKY, F.; MITTMANN, S.; LEANDRO FERREIRA, M. C. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 67-89.
LAGAZZI, S. O recorte significante na memória. Anais do III SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
MITTMANN, S. Formação discursiva e autoria na produção e circulação de arquivos. Conexão Letras, Porto Alegre, v. 9, 2014, p. 31-40.
NUNES, S. R. A geometrização do dizer no discurso do infográfico. 2012. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, 2012.
ORLANDI, E. P. Segmentar ou recortar. Lingüística: questões e controvérsias. Uberaba, FIUBE, 1984, p. 9-26.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas, SP: Pontes: Vozes, 2004.
ORLANDI, E. P.A contrapelo: incursão teórica na tecnologia: discurso eletrônico, escola, cidade. RUA [online], v. 2, n. 16, 2010, p. 5-17.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. de Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 1990.
PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
QUEVEDO, M. Q. de. Do gesto de reparar a(à) gestão dos sentidos: um exercício de análise da imagem com base na análise de discurso. 2012. 253f. Dissertação. (Mestrado em Letras - Linguística Aplicada) Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2012.
RAJAMANICKAM, V. Infographics Seminar Handout. 2005. Disponível em:
<http://www.schrockguide.net/uploads/3/9/2/2/392267/infographic_handout.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2018.
VIGARELLO, G. As metamorfoses do gordo: história da obesidade no ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.