CONTOS DE FADAS (RE)CITADOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE INTERDISCURSO, REDES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE

Auteurs-es

  • Denise Gabriel Witzel Universidade do Centro-Oeste do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21667

Mots-clés :

Discurso publicitário. Contos de fada. Memória. Identidade do feminino.

Résumé

Partindo do princípio de que a publicidade opera, muitas vezes, como uma caixa de ressonância dos discursos dos clássicos contos de fadas, notadamente quanto fala da/sobre a mulher, proponho o presente estudo com o objetivo de refletir criticamente e de dar visibilidade a efeitos de sentidos e de identidades do feminino, mediante descrições analíticas de peças publicitárias impressas que circularam em revistas da grande mídia impressa brasileira. Para tanto, aciono do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de filiação francesa pressupostos que tratam da relação necessária e inescapável entre sentido, sujeito e memória. Assim, confrontada com a materialidade complexa das peças selecionadas e com o espaço de memória ali convocado, constato que as (re)formulações, mais do que recitarem um conjunto de imagens e dizeres advindos do maravilhosomundo dos contos de fadas, asseguram, na contemporaneidade, efeitos de sentidos que contribuíram com os modos de subjetivação do feminino desde tempos quase imemoriais.

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Biographie de l'auteur-e

Denise Gabriel Witzel, Universidade do Centro-Oeste do Paraná

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista ”“ UNESP-FCL-Araraquara-SP; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá ”“ UEM - Maringá; professora do Departamento de Letras da Universidade do Centro-Oeste do Paraná ”“ UNICENTRO ”“ Guarapuava (PR).

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Publié-e

2019-01-07

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Witzel, D. G. (2019). CONTOS DE FADAS (RE)CITADOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE INTERDISCURSO, REDES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 13(2), 163–182. https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21667

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Rubrique

Artigos de pesquisa