ETHOS E ESTEREÓTIPOS IDENTITÁRIOS: A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM UMA PROPAGANDA TELEVISIVA DA REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS IPIRANGA
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v19i2.13082Résumé
Quando pensamos na relação do indígena com a mídia brasileira, observamos uma escassez de representações desses povos no discurso publicitário. Nesse viés, a temática deste estudo está relacionada à representação da imagem do indígena presente em uma propaganda televisiva da rede de Postos de Combustíveis Ipiranga, vinculada nacionalmente. Tal proposta justifica-se pela necessidade de fomentar as reflexões sobre a representação, muitas vezes preconceituosa, do índio na mídia e, por extensão, na sociedade. Esta pesquisa configura-se como descritiva com abordagem qualitativa e possui como objetivo propor uma reflexão a respeito da construção do ethos discursivo indígena a partir do estereótipo cultural como estratégia de representação. Para tanto, utilizaremos, como fundamentação teórica, os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2012, 2013, 2014), com base nos conceitos de cenografia e de ethos discursivo. A partir dos resultados encontrados, observamos que a rede de Postos de Combustíveis Ipiranga expõe uma imagem completamente estereotipada e infiel dos povos indígenas brasileiros, descaracterizando-os, ridicularizando-os e desprestigiando sua identidade.
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