ETHOS E ESTEREÓTIPOS IDENTITÁRIOS: A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM UMA PROPAGANDA TELEVISIVA DA REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS IPIRANGA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.13082

Résumé

Quando pensamos na relação do indígena com a mídia brasileira, observamos uma escassez de representações desses povos no discurso publicitário. Nesse viés, a temática deste estudo está relacionada à representação da imagem do indígena presente em uma propaganda televisiva da rede de Postos de Combustíveis Ipiranga, vinculada nacionalmente. Tal proposta justifica-se pela necessidade de fomentar as reflexões sobre a representação, muitas vezes preconceituosa, do índio na mídia e, por extensão, na sociedade. Esta pesquisa configura-se como descritiva com abordagem qualitativa e possui como objetivo propor uma reflexão a respeito da construção do ethos discursivo indígena a partir do estereótipo cultural como estratégia de representação. Para tanto, utilizaremos, como fundamentação teórica, os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2012, 2013, 2014), com base nos conceitos de cenografia e de ethos discursivo. A partir dos resultados encontrados, observamos que a rede de Postos de Combustíveis Ipiranga expõe uma imagem completamente estereotipada e infiel dos povos indígenas brasileiros, descaracterizando-os, ridicularizando-os e desprestigiando sua identidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, Universidade de Passo Fundo

RITA DE CÁSSIA DIAS VERDI FUMAGALLI é graduada em Letras - Português/Espanhol e respectivas Literaturas, especialista em Análise do Discurso e mestre em Letras, área de concentração Literatura Comparada, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Doutoranda e bolsista institucional no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

 

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

ERNANI CESAR DE FREITAS é doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Téléchargements

Publié-e

2018-09-18

Comment citer

Dias Verdi Fumagalli, R. de C., & de Freitas, E. C. (2018). ETHOS E ESTEREÓTIPOS IDENTITÁRIOS: A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM UMA PROPAGANDA TELEVISIVA DA REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS IPIRANGA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 250–273. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.13082

Numéro

Rubrique

Artigos