O CICLO DO MARABAIXO MACAPAENSE: DISCURSOS, LUTAS E REPRESENTAÇÃO SOCIAL
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v19i1.10882Mots-clés :
Discursos. Ciclo do Marabaixo. Sujeito negro. Lutas sociais. Representação.Résumé
Neste trabalho, fizemos uma exposição histórico-discursiva dos atores sociais negros e dos festejos religiosos conhecidos por Ciclo do Marabaixo. Assim, esta pesquisa está calcada na Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos pressupostos teóricos e metodológicos de Norman Fairclough (2016). Analisamos variadas materialidades discursivas em que os sujeitos negros discursivizam e são discursivizados, como exemplo: matérias jornalísticas midiáticas, lei e letra de música. Descrevemos analiticamente que os atores sociais mantiveram resistência diante de algumas ações repressoras do Estado e da Igreja Católica em silenciar os sujeitos negros e o Ciclo do Marabaixo de Macapá, no estado do Amapá. Registramos algumas lutas sociais dos sujeitos negros ao longo dos séculos e o reconhecimento do Ciclo do Marabaixo pelo Estado e pela Igreja no início do século XXI.
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