A gramática da experiência de adolescentes sobre o lugar onde vivem

Autores/as

  • Miguel Angelo Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7539

Resumen

O propósito aqui é analisar quais as escolhas lexicais realizadas por adolescentes para representarem o lugar onde vivem. O enfoque teórico insere-se na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com base em Halliday & Matthiessen (2014), e do Sistema de Avaliatividade (SAv), desenvolvido por Martin e White (2005). Os dados empíricos de natureza qualitativa foram obtidos junto a uma escola pública do Distrito Federal. A investigação faz parte dos estudos desenvolvidos no Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (DP-CNPq). Os resultados preliminares apontam que os adolescentes representam as ruas como lugar de medo, insegurança e fragilidade para o convívio social.

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Biografía del autor/a

Miguel Angelo Moreira, Universidade de Brasília

Doutorando da UnB, realizo pesquisa na linha "Discursos, Representações Sociais e Textos"; faço parte do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise do Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD), do Grupo de Estudos "A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico-metodológico para análise do discurso" e dos projetos "Discurso, Gramática e Contexto Social: por uma rede de interdisciplinaridade" e "Meu nome, minha identidade: das práticas discursivas aos eventos de letramento voltados para adolescentes e idosos". Sou graduado em Licenciatura em Letras Português e respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (2004), especialista em Gramática pelo Instituto de Ciência Sociais e Humanas - Centro de Ensino Superior do Brasil (2006) e mestre em Lingüística pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente, exerço o cargo de Professor Classe A de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e atuo como tutor do curso de Letras à Distância da Universidade Aberta do Brasil. Possuo quatro artigos publicados em livros.

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Publicado

2015-06-29

Cómo citar

Moreira, M. A. (2015). A gramática da experiência de adolescentes sobre o lugar onde vivem. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 191–207. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7539

Número

Sección

Artigos de pesquisa