Discurso e (des)igualdade social

Autores/as

  • Rubens Lacerda de Sá Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4436

Resumen

Esta coletânea oferece uma notável contribuição para os estudiosos cujos interesses depesquisa envolvem apreender e analisar os gritos das minorias ofuscadas, inviabilizadas e até mesmo apagadas pelo(s) discurso(s) dominante(s) que circula(m) na sociedade. Busca, assim, romper o silêncio que, via de regra, impõe-se ao outro ”“ o excluído, o segregado. Na esteira do pensamento dos autores que assinam essa obra, considero que, quando pensamos no discurso como uma prática diversa e socialmente difundida, como um modo de agir sobre os outros com o fim de os moldar e os restringir. Pode-se percebera força que o discurso exerce nas identidades e nas relações sociais atadas em uma ciranda de construção, desconstrução e reconstrução, o que pode silenciar vozes, ou favorecer gritos e clamores do outro ”“ o dominado, o excluído. Como esta obra instigante, resta-nos ouvir,através das fissuras do sistema social,o eco das vozes dos segregados ou, como sugerem as organizadoras, nas palavras de Cruz e Souza: “articular ‘as vozes veladas, veludosas vozes […] [que] vagam nos velhos vórtices velozes […] vivas, vãs, vulcanizadas […] tristes perfis, os mais vagos contornos, bocas murmurejantes de lamento” (p.11). Deixo nas mãos de caros leitor o desfrutar desta obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rubens Lacerda de Sá, Universidade Federal de Lavras

Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutorando em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestre em Linguística (UnB), Especialista no Ensino de Língua Estrangeira para Fins Específicos (UFMT) e Bacharel em Letras (UCCB). Seus interesses de pesquisa são: Linguística Aplicada Crítica, Multilinguismo, Estudos (Inter)culturais, Plurilinguismo, (Multi)letramentos, Análise de Discurso Crítica, Identidade(s), Inclusão, Multimodalidade, Educação de Profissionais da Linguagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação no Século XXI.

Publicado

2016-06-09

Cómo citar

Sá, R. L. de. (2016). Discurso e (des)igualdade social. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 217–220. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4436

Número

Sección

Resenhas