ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GATHER TOWN NA SALA DE AULA VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42018

Palavras-chave:

Gather Town, ambientes virtuais, aula virtual, TDIC

Resumo

Durante a pandemia Covid-19, cursos em ambientes virtuais agora se tornaram comuns e com o tempo, os aplicativos para reuniões virtuais foram aprimorados, moldando-se às necessidades de diversos setores da sociedade. No contexto de uma sociedade globalizada, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) incorporam a cultura de rede. Nesse sentido, também contamos com outro aplicativo de reunião virtual como o Gather Town, que possui recursos semelhantes ao Zoom Meeting e ao Google Meet, sendo seu diferencial projetado como um ambiente de jogos eletrônicos em rede. Esta pesquisa visou analisar as percepções dos discentes na aplicação e utilização do ambiente virtual em uma disciplina do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo utilizou abordagens qualitativa e quantitativa, com a finalidade de ampliar e aprofundar o entendimento (GIL, 2017). Quanto aos objetivos, trata-se de um estudo de caráter descritivo e quanto aos procedimentos foi realizado levantamento de dados organizados em categorias através da análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise dos resultados mostra o uso e conhecimento do Gather Town, destacando as vantagens e desvantagens dos programas de videoconferências segundo as percepções dos participantes, sendo listadas as dificuldades e facilidades encontradas no uso do Gather Town. Os resultados transparecem o interesse em conhecer a plataforma de videoconferência Gather Town e suas vantagens corroborando significativamente como recurso pedagógico com maior flexibilidade para mobilizar a participação do professor e dos discentes em grupos e subgrupos em aulas síncronas de forma lúdica num mesmo ambiente virtual semelhante aos jogos eletrônicos em rede.

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Biografia do Autor

Claudemir Jeremias de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Informática Aplicada - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Bacharel em Sistemas de Informação - Faculdade Integrada do Recife - FIR. Especialização em Educação à Distância pela Universidade Castelo Branco Rio de Janeiro e Especialização Mídias na Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Esdras Lins Bispo Junior, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e doutorando no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrado em Representação do Conhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). É vice-coordenador do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). É chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter. É membro do Núcleo de Informática na Educação (NINE-IFG). Foi membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC (2017-2020).

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atua na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, destacando principalmente os seguintes temas: uso de tecnologias digitais na educação, formação de professores e tecnologias na educação, educação e comunicação.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Lima, C. J. de, Junior, E. L. B., & Abranches, S. P. (2022). ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GATHER TOWN NA SALA DE AULA VIRTUAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 96–115. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42018