“O que um morador de rua pode fazer nessa situação?” ”“ uma análise discursiva crítica da representação de albergues e abrigos em street papers brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21771Palabras clave:
Análise De Discurso Crítica. Pobreza Extrema. Situações De Rua. Mídia Alternativa. Street Papers.Resumen
O presente artigo traz um recorte de nossas investigações de mestrado acerca de jornais e revistas orientados para as situações de rua. Nele, analisamos textos publicados nos Street papers Boca de Rua, Aurora da Rua, e Ocas”, que são produto da ação discursiva direta de pessoas em situações de rua, focalizando as representações que constroem sobre a rede de assistência à população em situações de rua de governos estaduais. A partir dessa análise, propomos uma explanação crítica social sobre contradições existentes em sistemas assistenciais que não auxiliam e em que a tônica é a violência sistêmica e sistematizada, a partir do prisma de seus/suas usuários/as que recontextualizam discursivamente o tratamento dispensado em albergues, abrigos e hotéis da rede.
Descargas
Citas
Acosta. M. P. T. “Não deu no rádio, no jornal ou na televisão” ”“ Análise discursiva crítica de textos do jornal o trecheiro. Relatório de Pesquisa de Monografia de conclusão de curso (Letras). Brasília, 2009.
Acosta. M. P. T. Protagonismo face à inevitabilidade da violência: Vozes da rua em Ocas” e em o Trecheiro. Dissertação de mestrado (Linguística). Universidade de Brasília, 2012.
Acosta M. P. T.; Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica: reflexões sobre a investigação discursiva de contextos organizacionais de resistência. In Marchiori, M. (Org.) Coleção Faces da cultura e da comunicação ”“ Linguagem e Discurso. Londrina: Eduel, no prelo.
Bourdieu, P. Contrafogos ”“ táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de janeiro: Jorge Zahar editora, 1998.
Castells, M. O poder da identidade. Tradução Klaus brandinha Gerhard. 2. Ed. São Paulo: paz e terra, 2000.
Chouliaraki, L.; Fairclough, N. Discourse in late modernity ”“ Rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
Fairclough, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
Fairclough, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
Foucault, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 2011 [1975].
Harvey, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a modernidade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
Ramalho, V.; Resende, V. M. Análise de discurso para a crítica. Campinas: Pontes, 2011.
Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de Doutorado (Linguística). Universidade de Brasília, 2008.
Resende, V. M. Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico. Campinas: Pontes, 2009.
Resende, V. M.; Acosta, M. P. T. Mudança discursiva no jornal o trecheiro. In Mudanças estruturais no jornalismo. Brasil, França e México: no prelo.
Resende, V. M.; Ramalho, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
Santos, M. O espaço dividido ”“ Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp ”“ Editora da Universidade de São Paulo, 2008 [1979].
Santos, M. Pobreza Urbana, São Paulo, Hucitec, 1978.
Santos, G. P. O jornal Aurora da Rua e o protagonismo na situação de rua: um estudo discursivo crítico. Dissertação de mestrado (Linguística). Universidade de Brasília, 2013.
Sousa Santos, B. A crítica da governação neoliberal: o fórum social mundial como política e legalidade cosmopolita subalterna. Revista crítica de ciências sociais (72)2005.
van Dijk, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
van Leeuwen, T. Discourse and practice. New tools for Critical Discourse Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.
Wacquant, L. Da América como utopia à s avessas. In: BOURDIEU, P. (org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. pp. 167-176.
Wacquant, L. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.