ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-REFLEXIVA, LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: PENSANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17204

Resumen

O projeto Mulheres Inspiradoras foi, inicialmente, idealizado e desenvolvido pela professora Gina Viera Ponte no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia (Distrito Federal), com a finalidade de questionar a representação da mulher em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Após vários prêmios e reconhecimento, teve, no ano de 2017, sua ampliação para 15 escolas públicas do Distrito Federal, dentre as quais o CEF 31 de Ceilândia foi o espaço utilizado para a presente pesquisa. Com o uso da orientação didático-reflexiva (ODR) e da análise dos gêneros orais e escritos na escola, o projeto foi elaborado e realizado nas turmas de nono ano da instituição durante este ano letivo. Buscou-se destacar os elementos fundamentais da proposta original do Mulheres Inspiradoras, trazendo as questões de gênero para a sala de aula, bem como se posicionar diante de uma realidade marcada pelo patriarcalismo. Assim, um resultado importante no processo ensino e aprendizagem foi alcançado, tendo a interdisciplinaridade como elemento fundamental e a leitura como chave de interpretação da realidade e a escrita/fala dos estudantes a partir da análise docente e de exemplos narrativos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

GLEISER MATEUS FERREIRA VALÉRIO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB

Estudiante de doctorado en Literatura por la Universidad de Brasilia y profesor de la Secretaría de Educación del Distrito Federal. Licenciada en Idiomas -  Portugués Lenguaje de la Universidad de Brasilia y una Maestría en Literatura por la Universidad de Brasilia. En el caso de las letras, con énfasis en Literatura brasileña, actuando principalmente en los siguientes temas: Literatura, Enseñanza, Representación, Lectura, Memoria, Narrativa de Jóvenes, Escritura autoral y creativa.

Publicado

2018-11-26

Cómo citar

VALÉRIO, G. M. F. (2018). ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-REFLEXIVA, LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: PENSANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(3), 49–65. https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17204