Discursos das mulheres da periferia
o papel dos coletivos na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i1.1567Palabras clave:
Mulheres da periferia, Discursos de coletivos, Mídias sociais, Perspectiva enunciativo-discursivaResumen
É comum que se trate de fenômenos discursivos que ocorrem nas mídias sociais considerando a mudança na relação entre público e privado, denunciando-se excessos e tentativas de controle, mas tem sido pouco explorado o papel dessas mídias sociais na constituição e na manutenção de diferentes Coletivos. Destaca-se, dentre eles, o Nós, mulheres da periferia, constituído em 2014 por oito jornalistas e uma designer. O que dizem seus discursos que visam à defesa de valores humanistas fundamentais: gênero, raça e classe social? Que retorno para as comunidades envolvidas? Avançar na resposta a tais questões, objetivo deste artigo, implicou recolher e analisar textos que marcam o percurso do grupo, principalmente, o Manifesto, seguido de trechos de entrevista e de algumas amostras do tratamento editorial de uma exposição que trouxe para o espaço público vozes dessas mulheres.
Descargas
Citas
______. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008a.
______. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008b [1984].
______. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2010.
______. Argumentação e cenografia. In: BRUNELLI, A. F.; MUSSALIM, F.; FONSECA-SILVA, M. C. (Org.) Língua, texto, sujeito e (inter)discurso. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013. p. 187-204.
______. Frases sem texto. São Paulo: Parábola, 2014 [2012].
SALGADO, L. S. Ritos genéticos editoriais: autoria e textualização. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.
SILVA, R. Mulheres da periferia desconstruindo estereótipos: desafios e aprendizados da atividade de trabalho. In : Ergologia. 2017, (17). No prelo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.