The management of voices in the media discourse: Caros Amigos vs. Época

Authors

  • Daniele de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9073

Keywords:

quoted discourse, media discourse, reported speech, verbal clauses, introductory verbs.

Abstract

Neste trabalho, investigo como as vozes citadas ou relatadas são gerenciadas no discurso midiático, a partir da análise de duas reportagens sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa publicadas nas revistas Caros Amigos e Época. A análise foi feita considerando-se as orações verbais, sob o viés da Linguística Sistêmico-Funcional  (Halliday; Matthiessen, 2004), e também as funções dos verbos introdutores de opinião (Marcuschi, 2007). Observou-se que a revista Época apresenta uma pretensão de neutralidade mais forte e mais evidente do que Caros Amigos, tendo em vista o uso predominante do verbo dizerem seu discurso, bem como a maior frequência de citações paratáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniele de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-MINAS. Já atuou
como docente no ensino superior, presencial e a distância, pós-graduação (especialização) e também na educação básica. Atualmente cursa pós-doutorado na UESB. Áreas de interesse: ACD, LSF, discurso da mídia alternativa

References

BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BARBARA, L.; GOMES, M. C. A. A representação de Dilma Rousseff pela mídia impressa brasileira: analisando os processos verbais. Letras. v. 20, n. 40, jan./jun. 2010, p. 67-92.
CABRAL, S. R. S.; BARBARA, L. Processos verbais no discurso jornalístico: frequência e organização da mensagem. D.E.L.T.A., 28: Especial, 2012, p. 581-603.
EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. New York, London: Continuum, 2004.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Routledge: London, 2003.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. London: Hodder Education, 2004.
HUNSTON, S. A corpus study of some English verbs of attribution. Functions of Language. 2, 2, 1995, p. 133-158.
MARCUSCHI, L. A.. A ação dos verbos introdutores de opinião. In: __________ Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 146-164.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L.. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005 [1992].

Published

2014-06-23

How to Cite

Oliveira, D. de. (2014). The management of voices in the media discourse: Caros Amigos vs. Época. Papers of Language and Society, 15(1), 84–100. https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9073

Issue

Section

Artigos de pesquisa