The qualitative analysis research and dialogical speech: possible ways

Authors

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v15i2.7561

Keywords:

Análise Dialógica do Discurso; Pesquisa Qualitativa; Círculo de Bakhtin.

Abstract

This paper presents the epistemological and methodological conceptions of Dialogic Discourse Analysis, which have been commonly used in qualitative research, in Brazil, more specifically in the area of Applied Linguistics. We discuss aspects such as the theoretical foundations, constitution of data, and parameters for discourse analysis of enunciations from different spheres of human activity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre e Doutora em Linguística pela UFSC; Docente do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão da UTFPR/Campus Curitiba; Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA).

References

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, Mikhail M.; [VOLOCHÍNOV, V. N.]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 11. ed. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004[1929].

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008[1963].

BAKHTIN, Mikhail M. Questões de literatura e de estética - a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: UNESP; Hucitec, 1998[1975].

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1979].

BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010[1986].

BALTAR, Marcos Antônio Rocha. A morte do professor de português e o nascimento do agente de letramento: mudança de conteúdos na escola e mudança de currículos na universidade. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011. (Conferência proferida no VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS).

BRAIT, Beth. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Outros Conceitoschave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

BRAIT, Beth. A natureza dialógica da linguagem: formas e graus de representação dessa dimensão constitutiva. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Diálogos com Bakhtin 4. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. p. 61-80.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002[1991].

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2008 [1998].

PONZIO, Augusto. Prefácio de Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p. 9-38.

RODRIGUES, Nara Caetano. A construção dialógica do discurso do professor de língua portuguesa. São Carlos: Pedro &João Editores, 2011. 232p.

RODRIGUES, Nara Caetano; HENTZ, Maria Izabel de Bertoli. Desafios da formação de professores de língua portuguesa: a relação entre os saberes disciplinares e os saberes da prática. Fórum Lingüístico. v. 8, n. 1, p. 55-73, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2011v8n1p55/21623. Acesso em: 13/05/2012.

SOBRAL, Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto. 2007b. p. 11-36.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, jan./2000. p. 5-13. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 21/12/2011.

Published

2014-12-19

How to Cite

Rohling, N. (2014). The qualitative analysis research and dialogical speech: possible ways. Papers of Language and Society, 15(2), 44–60. https://doi.org/10.26512/les.v15i2.7561

Issue

Section

Artigos de pesquisa