EFEITOS DA MODALIZAÇÃO E DA DEBREAGEM NA ENUNCIAÇÃO DO PAR AMOROSO PELA CANÇÃO POP BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5795Keywords:
Canção romântica, Posicionamento pop, Tribalização, Semiótica da cançãoAbstract
Com o objetivo de investigar estratégias da enunciação do par amoroso que configurem uma sensibilidade tribalista no discurso literomusical brasileiro (DLMB), analisamos a canção “Se tudo pode acontecer” (ANTUNES, Arnaldo. Paradeiro. CD. BMG, 2002) observando a relação e a relevância dos seguintes processos discursivos e melódicos: i) a figurativização na mobilização de isotopias; ii) a modalização discursiva na ordenação dos enunciados de estado; iii) a debreagem na objetivação do parceiro amoroso; e iv) o andamento musical na modalização dos estados de conjunção e disjunção sujeito-objeto. Contando com o aporte teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011), mais precisamente, da Semiótica da Canção (TATIT, 2007; 2002), defendemos que a canção analisada, investindo em mecanismos de modalização e debreagem, produz um parecer /ser/ romântico sutilmente descontruído pela configuração dos enunciados e pela sintaxe estabelecida entre os elementos discursivos correspondentes aos actantes do percurso narrativo.
Downloads
References
BITONDI, Matheus Gentile. A estruturação melódica em quatro peças contemporâneas. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em música) ”“ Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2006.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
COSTA, Nelson Barros da. Música popular, linguagem e sociedade: analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Appris, 2011.
_______. A produção do discurso lítero-musical brasileiro. 2001. 486 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Discurso/Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
GREIMAS, A. J. Semântica estrutural. São Paulo: Edusp: Cultrix, 1976.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.
GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HJEMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4.ed. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
______. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
RÊGO, Carmem Silvia de Carvalho. Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2011.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 3.ed. São Paulo: Escuta, 2007.
______. O cancionista. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
______. A canção: eficácia e encanto. 2.ed. São Paulo: Atual, 1987.
ZILBERBERG, Claude. Relativité du rythme. Protée: Théories et pratiques sémiotiques, Québec à Chicoutimi, v.18, n.1, p.37-46, abr., 1990.
______. Elementos de semiótica tensiva. Tradução de Ivã Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.