Eventos interativos em sala de aula

estratégias discursivas do professor

Authors

  • M. Bernadete F. de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v3i2.5781

Abstract

The reflection presented in this paper intends to contribute to the discussion on the role of language in the knowledge acquisition process. The paper analyses verbal strategies teachers use in the classroom, in different interactional situations, based on Bakhtin’s concept of dialogism and on Vygotsky’s semiotic mediational process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

M. Bernadete F. de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Lingüística (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

References

Bakhtin, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1969 (obraoriginal de 1929).

Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 (obra original 1974, reelaborando versão escrita entre 1940 e 1941).

Bakhtin, M. Problemas da poética de Dostoiévsky. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária, 1981.

Brait, B. O processo interacional. In D. Preti (org.) Análise de textos orais.Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade deSão Paulo, 1995.

Cruz, V. V. Rationalité technologique et modernisation de l’éducation: lecas du Brésil (1964/1984). Tese de doutorado. Université de Caen,France, 1998.

Daniels, H. (org.) Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas:Papirus, 1994.

Gabbiani, B. Estratégias de interaccion en el aula: implicancias pedagógicas de la triada pergunta-respuesta-evaluacion. Trabalhos de LingüísticaAplicada, 18:29-38, 1991.

Germano, J. W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez Editora,1993.

Gramsci, A . Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978 (obra original publicada em 1950).Habermas, J. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Publicações DomQuixote,1985.

Kleiman, A. Introdução e um início: a pesquisa sobre interação eaprendizagem. Trabalhos de Lingüística Aplicada, 18:5-14, 1991.

Kleiman, A. Cooperation and control in teaching: the evidence of classsroom questions. D.E.L.T.A, 8 (2): 187-204 ,1992.Kohl, M. Pensar a educação : contribuições de Vygotsky. São Paulo: Ática, 1995.

Moita Lopes, L. P. da. Co-construção do discurso em sala de aula: alinhamento a contextos gerados pela professora. Trabalho apresentado no V International Pragmatics Conference. México, 1996 (no prelo).

Mortimer, E. F. e Carvalho, A. M. P. de. Referenciais teóricos para análisedo processo de ensino de Ciências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,96:5-14, 1996.

Oliveira, M. B. F. de. Linguagem e fracasso escolar. Tese de doutorado apresentada à Universidade de São Paulo. São Paulo, 1985.

Oliveira, M. B. F. de. A concepção de língua na escola: origens e limitações. Educação em Questão, ½, 2/1:88-113.

Schaff, A. Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1964.

Smolka, A L. B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. Caderno Cedes, 24, Campinas: Papirus,1991a.

Smolka, A .L. B. Múltiplas vozes na sala de aula: aspectos da construção coletiva do conhecimento na escola. Trabalhos de Lingüística Aplicada,18:15-28, 1991b.

Soares, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1987.

Snyders, G. A alegria na escola. Porto Alegre: Manolo, 1985.Vygotsky, L. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979. Original publicado em 1934.

Vygotsky, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.Original publicado em 1930.

Published

2010-11-19

How to Cite

Oliveira, M. B. F. de. (2010). Eventos interativos em sala de aula: estratégias discursivas do professor. Papers of Language and Society, 3(2), 84. https://doi.org/10.26512/les.v3i2.5781

Issue

Section

Artigos de pesquisa