PRESENTATION OR WHY BLACK WRITING MATTERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i2.45620

Keywords:

Relações raciais; Escrita negra; Estudos da Linguagem; Interseccionalidade; Decolonialidade

Abstract

Este texto apresenta de forma crítica uma discussão acerca das relações entre Linguagem e Relações Raciais a partir de uma visão política desses conceitos. Além disso, traz as autorias que compõem o dossiê.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kassandra Muniz, Universidade Federal de Ouro Preto

É professora doutora associada do Depto. de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É líder do grupo de pesquisa/CNPq GELCI 0 Grupo de estudos sobre Linguagens, Culturas e Identidades. É membro do NEABI/UFOP e da ABPN. Tem pesquisas, livros organizados e diversos artigos nas seguintes temáticas: Linguagem e Raça; Formação de Professores; Letramentos; Estudos Culturais e Performance e Literatura de autoria negra feminina. Vem se dedicando a escrever sobre a concepção de Linguagem como Mandinga.

Ana Lúcia Silva Souza, UFBA

Ana Lucia Silva Souza é professora doutora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e do Mestrado Profissional Profletras. É líder do grupo de pesquisa/CNPQ - Rasuras Letramentos de Reexistência na Diáspora Negra. Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Tem pesquisas, livros organizados e diversos artigos nas seguintes temáticas: Estudos dos Letramentos; ações afirmativas e educação, juventudes e hip hop e culturas periféricas.

References

ANZALDÚA, Gloria. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, no 39, p. 297-309, 2009

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm. . Acesso em: 07 set. 2022

EVARISTO, Conceição. Poemas malungos – Cânticos irmãos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2011. 172 f. Orientadora: Laura Padilha.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água - 1 ed. - Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

MUNIZ, Kassandra S.; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Descolonialidade, performance e diáspora africana no interior do Brasil: sobre transições identitárias e capilares entre estudantes da UNILAB. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, p. 80-101, 2017

MUNIZ, Kassandra In: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Live da ABPB – Linguagem e questões étnico-raciais: do racismo aos protagonismos. 27. ago. 2020. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=j8TrHKkMS5U&t=3513s>. Acesso em: 27. ago. 2022.

MUNIZ, Kassandra. Linguagem como mandinga: população negra e periférica reinventando epistemologias. In: SOUZA, Ana Lucia Silva (org.). Cultura política nas periferias: estratégias de reexistência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021. Disponível em < https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/cultura-politica-nas-periferias-estrategias-de-reexistencia/>. Acesso em 07 set 2022

SOUZA, Ana Lucia Silva. Letramentos de reexistência - culturas e identidades no movimento hip hop. 2009. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269280>>. Acesso em: 09 ago. 2022.

SOUZA, Ana Lucia Silva. Letramentos de reexistência = culturas e identidades no movimento hip hop. Parábola: São Paulo, 2011.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores Civilizatórios e a Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira in BRANDÂO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto da. (org.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. In: A cor da Cultura v. 5. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. Disponível em http://acordacultura.org.br. Acesso em: 07 set. 2022

Published

2022-12-27

How to Cite

Muniz, K., & Silva Souza, A. L. (2022). PRESENTATION OR WHY BLACK WRITING MATTERS. Papers of Language and Society, 23(2), 116–124. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.45620