Do discurso à semiótica social
representação "camuflada" de atores sociais
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4427Abstract
O objetivo deste artigo é demonstrar quais os principais modos pelos quais os atores sociais são representados em um anúncio publicitário, visando à construção de um discurso polarizado e de uma ideologia humanizadora, a fim de atingir seu público-alvo. O aporte teórico utilizado encontra respaldo na semiótica social proposta por Kress e van Leeuwen (2001, 2006), Kress (2010), van Leeuwen (2008) e Machin (2012). O objeto de análise é um vídeo produzido pela campanha Dermablend 2014, intitulada “Camo confessions”(Confissões de Camuflagem). Os resultados demonstram que o uso de recursos semióticos é crucial na construção e distribuição de conhecimento, relacionando intimamente aspectos discursivos, linguísticos e ideológicos. Um foco maior para essa relação torna-se necessário, já que esses recursos semióticos fazem parte de uma cadeia retroalimentadora de outros discursos publicitários atuais.