A LINGUAGEM EM (DES)COMPASSO

Authors

  • Camila Moreira Ramos Universidade de Brasília
  • Carmem Jená Machado Caetano Universidade de Brasília
  • Ormezinda Maria Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32450

Keywords:

Linguagem. Discurso. Análise de Discurso Crítica. Mídia. Inclusão escolar. Pessoas com deficiência.

Abstract

Após a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), incluindo as pessoas deficientes em todas as esferas sociais, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino acionou a justiça, questionando a exigência de que as escolas particulares também matriculem todos os alunos, independentemente de suas deficiências. Diante desse embate, analisamos notícia vinculada no portal de notícias on-line G1.com, a fim de investigarmos como o discurso foi produzido. À luz da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, 2010) e da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), observamos como a notícia tornou-se uma técnica decisiva para o trabalho de investigação da inclusão social.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, P. R. O Discurso no Novo Capitalismo sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso. In: Domínios de Linguagem. Ano 2, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11478/6734>. Acesso em jan. 2020.

AUGÉ, M. Por uma antropologia dos mundos contemporâneos. São Paulo: Bertrand Brasil. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. (2000). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 13.146, de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: jul. 2019.

CAETANO, C. A alegoria, uma análise Discursiva em Sombras de Reis Barbudos. 237f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade de Brasília: Brasília, 2004.

CAETANO, C. Medicina paliativa e análise de discurso crítica: identidade, ideologia e poder. 2009. 410 f. Tese de Doutorado em Linguística Universidade de Brasília: Brasília, 2009.

CAETANO, C. Identidade e terminalidade: um estudo linguístico das práticas discursivas em uma ala de doentes terminais. Curitiba: CRV, 2010.

CAETANO, C. O espaço das salas de recurso: uma visão linguístico-discursiva. In: Caetano, Carmem; Magalhães, Izabel; Bessa, Décio. (Org.). O espaço das salas de recurso: uma visão linguístico-discursiva. Covilhã: LabCom, 2014.

CAETANO, C. Questões identitárias no processo educacional de pessoas com deficiência: Análise de Discurso Crítica, Letramento e Teoria das Representações Sociais. Universidade Federal do Ceará. Relatório (Pós-doutoramento). Fortaleza, 2017.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.

CAZDEN, C.; HYMES, D.; JOHN, V. (Ed.). Functions of language in the classroom. New York: Teachers College Press, 1972.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. Contexto. São Paulo, 2006.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. London: Pinter Publishers, 1994.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. Londres e Nova York: Longman. 1999.

FAIRCLOUGH, N. (ed). Critical language awareness. London e New York: Longman. 1992.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio: IZABEL MAGALHÃES. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse. Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N Critical discourse analysis. London: Longman, 2010.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 3.ed. Trad. L. F. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1972.

FOUCAULT, M. “A ética do cuidado de si como prática da liberdade.” In: Ética, sexualidade e política, por Michel FOUCAULT, 264-287. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004b.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

GUMPERZ, J, & HYMES, D. Directions in Sociolinguistics: The Ethnography of Communication. New York: Basil Blackwel. 1986.

HALLIDAY, M. A. K., & MATTHIESSEN, C. M. I. An Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2004.

LABOV, W. (1972). Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. [Padrões Sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.]

LOPES, M.; HATTGE, M. (Orgs.). Inclusão Escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica; 2009.

RAMALHO, R. Supremo mantém lei que obriga escolas privadas a receber deficientes. In: G1.com. (2016). Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/06/supremo-mantem-lei-que-obriga-escolas-privadas-receber-deficientes.html. Acesso em: jul. 2019.

RAMOS, C. M. Identidades de docentes de língua portuguesa e suas práticas de letramentos na educação inclusiva: vozes dissonantes. [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Brasília, 2018.

THOMA, A.; HILLESHEIM, B. (Orgs.). Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; 2011.

THOMPSON, G. Introduction to functional grammar. London: Arnold. 2006.

VAN LEEUWEN. T. A representação dos atores sociais. In: PEDRO, E. (org.). Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1997.

VEIGA-NETO, A. Neoliberalismo, Império e Políticas de Inclusão: problematizações iniciais. In: A educação e a inclusão na contemporaneidade. Orgs: Cinara Franco Rechio, Vanessa Gadelha Fortes. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. (p. 11-28.)

Published

2020-08-01

How to Cite

Ramos, C. M., Caetano, C. J. M., & Ribeiro, O. M. (2020). A LINGUAGEM EM (DES)COMPASSO. Papers of Language and Society, 21(1), 255–271. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32450

Issue

Section

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade