Teacher’s discourse about English language: conceptions of learning-teaching, teaching profession and language
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i2.25374Keywords:
Discourse, English language, Teaching-learning, Teacher, TocantinsAbstract
Este trabalho analisa representações discursivas nos enunciados de professores acerca deles mesmos, do exercício da docência, do ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e sua inserção na escola. Nessa incursão pela Análise do Discurso Francesa, empregamos as concepções de esquecimento, assujeitamento, formações ideológica e discursiva. Nossas investigações apontam que prestígio e status sociais frequentemente atribuídos à LI cedem maior espaço à ideia de batalha/sofrimento, enquanto os sentimentos de conquista, autorrealização e ganhos financeiros são silenciados. Professores encontram em uma suposta superioridade intelectual, no utilitarismo linguístico e no sistema econômico as razões para ensino de LI.
Downloads
References
AMARANTE, M. de F. S. Ideologia neoliberal no discurso da avaliação: a excelência e o avesso da excelência. 1998. 298 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1998.
ANJOS, H. P. dos et al. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 116-129, 2009.
ARAÚJO, A. G. Representações sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa: entre os documentos oficiais e a fala do professor da escola pública. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura) ”“ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2014.
ARAÚJO, A. G. O Tocantins e seu ensino de inglês na proposta curricular para o ensino médio: entre expectativas e silenciamento. Revista Leia Escola, v. 18, n. 3, p. 145-163, 2018.
AZEVEDO, N. P. G. et al. O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 1, p. 15-27, 2014.
BAGHIN-SPINELLI, D. C. M. Ser professor (brasileiro) de língua inglesa: um estudo dos processos identitários nas práticas de ensino. 2002. 199 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
BALADELI, A. P. D. Narrativas da identidade do professor de língua inglesa: o legado do PIBID. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Programa Pós-Graduação em Letras, Universidade. Estadual Oeste Paraná, Cascavel, 2015.
BARATA, M. C. C. M. Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo de caso a partir das metáforas no discurso de professores em formação. 2006. 237 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“ Programa de Pós-Graduação em E. Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Desempenho médio do Enem 2006. Brasília: SEB, 2007.
BRITO, C. C. de P. Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, p. 633-665, 2011.
BRITO, C. C. de P.; GUILHERME, M. F. F. Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender/ensinar línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 3, p. 511-531, 2014.
CORACINI, M. J. R. F. A Escamoteação da Heterogeneidade nos discursos da Linguística Aplicada e da Sala de Aula. Revista Letras, v. 14, n. 1, p. 39-64, 1997.
COUTINHO, R. X. et al. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciências e Educação, v. 20, n. 3, p. 765-783, 2014.
COX, M. I. P.; ASSIS-PETERSON, A. A. de. O professor de inglês Entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2001.
DARÓZ, E. P. O discurso do professor de língua inglesa sobre docência na era digital. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) ”“ Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
DEWEY, J. Beliefs and Realities. Philosophical Review, n. 15, v. 1, p. 113-129, 1906.
FSP, Folha de São Paulo. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018. São Paulo: Grupo Folha, 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml. Acesso: 27 maio 2019.
G1-NOTÃCIAS. Resultado do Enem-2007 foi 40% melhor que ano anterior. Rio de Janeiro: Organizações Globo, 2008. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,mul387338-5598,00-resultado+enem.html Acessado: 05 ago. 2013.
G1-NOTÃCIAS. Veja o resultado do Enem 2009. Rio de Janeiro: Organizações Globo, 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/veja-o-resultado-do-enem-2009.html Acesso: 05 ago. 2013.
GALVÊAS, E. Educação no Brasil: a economia brasileira e suas perspectivas. Edições ANPEC, v. 1, n. 32, 1993.
GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar e aprender inglês na escola de ensino médio e fundamental ”“ uma análise. Polifonia, v. 1, n. 10, p. 159-175, 2005.
GRIGOLETTO, M. Um dizer entre fronteiras: o discurso de professores e futuros professores sobre a língua inglesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 1, n. 41, p. 39-50, 2003.
HOFF, B. M. E. O dizer da prática: um discurso constitutivo da formação do sujeito-professor de língua materna. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ CAL, UFSM, Santa Maria, 2000.
HOFF, B. M. E. Dizer da prática do sujeito-professor de língua materna: um estudo discursivo. In: CORACINI, M. J.; PEREIRA, A. E. Discurso e sociedade: práticas em análise do discurso. Pelotas: UCPel, 2001, p. 87-102.
LACAN, J. De um outro ao outro. In: MILLER, J. A. (org.). O seminário 16 de Jacques Lacan: 1968-1969. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. p. 119-253.
LENNEBERG, E. H. Biological Foundations of Language. New York: John Wiley, 1967.
MARQUES, L. O. C. Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Departamento de Língua Estrangeiras Modernas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MARTINS, L. C. P. Conflitos e contradições na formação de professores: um estudo das práticas discursivas da disciplina prática de ensino de língua inglesa. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
MASON, M. Sample size and saturation in PhD studies using qualitative interviews. Forum Qualitative Sozialforschung, v. 11, n. 3, p. 1-19, 2010.
MEC, Ministério da Educação. Censo do Professor. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/plano-nacional-de-formacao-de-professores/censo-do-professor. (Acessado: 21 de julho de 2012).
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. ed. São Paulo: Instituto Piaget, 2008.
MORSE, J. M. Designing qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). Handbook of qualitative inquiry. Thousand Oaks: Sage, 1994. p. 220-235.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-31.
NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, L.E. et al. (org.). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1998. p. 19-39.
ORLANDI, E. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Unicamp, 1997.
ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1998.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PASSOS, M. A mística e o mito da era de ouro do magistério: trabalho, profissão e vocação ”“ percurso histórico em Minas Gerais (1892-1977). In: PASSOS, M. (org.). A mística da identidade docente: tradição, missão, profissionalismo. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 91-124.
PAULA, M. M. S. de C. M. de. A interferência da formação do professor em aulas de leitura em língua estrangeira. 1996. 243 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 1995.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, M. O Discurso - estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.
SANDELOWSKI, M. Focus on qualitative methods sample size in qualitative research. Research in Nursing & Health, vol. 18, n. 1, p. 179-183, 1995.
SANTOS, J. S. dos. Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins: modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Est. de Campinas, Campinas, 2010.
SELINKER, L. Interlanguage. Inter. Review of Applied Linguistics, v. 10, n. 1, p. 209-231, 1972.
SOSSOLOTE, C. R. C. O discurso de vulgarização da linguística no aparelho escolar. 1994. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
STURM, L. As crenças de professores de inglês de escola pública e os efeitos na sua prática: um estudo de caso. 2007. 138 f. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
WERTZ, F. J. From everyday to psychological description: analysing the moments of a qualitative data analysis. Journal of Phenomenological Psychology, v. 14, n. 1, p. 197-241, 1983.
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M et al. (org.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 207-236.