The representation of brazilian women in politics: a study in the Systemic-functional perspective
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21392Keywords:
Woman. Politician. Linguistics Functional Grammar. Written media.Abstract
O objetivo desta pesquisa é analisar a representação da mulher política em artigos de revistas de circulação nacional. Utilizou-se a Linguística Sistêmico-Funcional para a análise linguística, em especial, a metafunção ideacional que caracteriza o uso da linguagem como representação. Os resultados possibilitam dizer que apensar dos avanços políticos e sociais da sociedade brasileira, os homens e as mulheres políticas são representados de maneiras diferentes. Elas, muitas vezes, são representadas pelas suas vidas privadas e suas características femininas e não por suas características e competência profissionais. Eles são representados pelas suas disputas e desonestidades.Downloads
References
AVELAR, L. Mulheres na elite política brasileira. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. Barueri-SP: Manole, 2004.
BISOL, A. L. W. Representações de gênero na publicidade turística. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org). Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.
CALDAS-COULTHARD, C. R. News as social practice. Florianópolis: UFSC, 1997.
CALDAS-COULTHARD, C. R. O picante sabor do proibido: narratives pessoais e transgressão. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org). Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.
CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria). 2006. Dados estatísticos: poder e política. Disponível em www.cfemea.org (Capturado em 13/12/2007).
EGGINS, S. An introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Pinter Publishers, 1994.
FABRÃCIO, Branca F. Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada.v. 20, n.2, p.235-263, 2004.
GASTALO, E. A representação do espaço doméstico e papéis de gênero na publicidade. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org) Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.
GROSSI, Mírian P. & MIGUEL, Sônia M. Transformando a diferença: mulheres na política. Revistas de estudos feministas. V. 9, n. 1. Florianópolis: Editora UFSC, 2001.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to Functional Grammar. First edition. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold., 1994.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.
HEBERLE, V. M. Gêneros e identidades no ciberespaço. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org) Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.
REIS, F. W.. Solidariedade, interesses e desenvolvimento político. In: REIS, F. W. 2000. Mercado e utopia. São Paulo: Edusp, 2000
SABAT, R. Imagens de gêneros e produção de cultura. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org) 2005. Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.
SCOTT, M. R. Wordsmith Tools 4. Software for text analysis. Oxford University Press, 1998.
SGARBIERI, A. K.E.L.N.. Representações do gênero feminino na mídia impressa. Cadernos de Estudos Linguísticos. V. 1, p. 366-371, 2006
SGARBIERI, A.K.E.L.N. Mídia, ideologia e preconceito: Análise do discurso crítica. In: Funck, Nara W. & Bornéo, Susana (Org.). Gênero em discurso na mídia. Florianópolis: Editora Mulheres e EDUNISC, 2005.
THOMPSON, G. Introducing functional grammar. London: Arnold, 1996.
WIDHOLZER, N. A publicidade como pedagogia cultural e tecnologia de gênero: abordagem linguístico-discursiva. In: FUNCK, S. B. & WIDHOLZER, N. (org) 2005. Gênero em discursos na mídia. Florianópolis: EDUNISC, 2005.