A exclusão social vista pela imprensa

Autores

  • Theresa Christina Jardim Frazão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v10i2.9303

Palavras-chave:

discurso. jornalismo. sistema valorativo. práticas sociais.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar como o discurso jornalístico e o feedback do leitor podem ser fontes empíricas para uma aproximação teóricometodológica a questões de valoração na linguagem. A Análise do Discurso Crítica e a Linguística Sistêmico-Funcional subsidiam esse campo de pesquisa, que encontra respaldo, em termos de microanálise, na metafunção interpessoal, e no modelo analítico de Valoração* (Appraisal Systems). Os fatos narrados pela imprensa sobre as pessoas que vivem nas ruas, em situação de precariedade e penúria, estão restritos quase somente às páginas policiais, onde elas perdem a essência ontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theresa Christina Jardim Frazão, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Pernambuco - UPE e doutoranda em Linguística na Universidade de Brasília, UnB. Graduada em Letras e em Jornalismo, é mestre em Ciências da Linguagem. Na linha da análise crítica do discurso publicou o livro Sistema de cotas e o discurso da imprensa. Atualmente pesquisa a produção jornalística sobre moradores de rua de grandes centros urbanos.

Downloads

Publicado

2010-11-12

Como Citar

Frazão, T. C. J. (2010). A exclusão social vista pela imprensa. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 10(2), 1134–151. https://doi.org/10.26512/les.v10i2.9303

Edição

Seção

Artigos de pesquisa