Narrativas de “choque” e “fascinação” no Colégio Pedro II

Autores

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Colégio Pedro II/Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9070

Palavras-chave:

Colégio Pedro II; narrativa; memória coletiva.

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar quais são as configurações de valores constitutivos da memória social do Colégio Pedro II que o grupo de docentes e discentes pesquisado recorre ao narrar suas experiências relativas à instituição de ensino. O corpus deste trabalho é construído por entrevistas grupais com membros da instituição (docentes e discentes) e emprega a análise do discurso na abordagem da Sociolinguística Interacional. A partir do sentimento de pertencimento que integra o sistema de valores constitutivos da memória social dessa instituição, docentes e discentes co-constroem suas identidades, reiterando a memória coletiva deste grupo social. 

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Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Colégio Pedro II/Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Bibliotecária do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

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Publicado

2014-06-23

Como Citar

Cardoso, T. M. de M. (2014). Narrativas de “choque” e “fascinação” no Colégio Pedro II. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 15(1), 50–68. https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9070

Edição

Seção

Artigos de pesquisa