Multimodalidade na era da transmídia: um estudo do regime semiótico de emissões televisivas postadas no site YouTube

Autores

  • Rafael Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7535

Palavras-chave:

transmídia; multimodalidade; metafunções da linguagem

Resumo

As práticas de linguagem em ambientes midiáticos se realizam, crescentemente, sob o impacto da transmídia (JENKINS, 2008), ou trânsito de conteúdos entre mídias. Tal migração acontece incessantemente entre ambientes como a televisão e a internet. Assim, nos questionamos como ocorre a construção de sentidos em gêneros audiovisuais que sofrem mudança de suporte. Apropriamo-nos de reflexões como a de Kress (2010) para identificar o potencial significativo das semioses num corpus composto por três vídeos do site YouTube. A análise se baseia na categoria de metafunção (KRESS; van LEEUWEN, 2006). Observamos que a mudança de suporte ocasiona um reordenamento dessas macrofunções.

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Biografia do Autor

Rafael Costa, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente A do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Mestre e doutorando em
Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Costa, R. (2015). Multimodalidade na era da transmídia: um estudo do regime semiótico de emissões televisivas postadas no site YouTube. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 122–140. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7535

Edição

Seção

Artigos de pesquisa