O outro (do) lado da fronteira: identidade kaiowá e território indígena

Autores

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7481

Palavras-chave:

discurso; identidade; povos indígenas; guarani kaiowá

Resumo

Esta pesquisa problematiza o processo identitário dos indígenas guarani kaiowá, a partir do texto do livro didático intitulado "Kaiowá: um povo que caminha", utilizado como recurso pedagógico. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura kaiowá, por ocasião da  "Semana dos Povos Indígenas", ocorrida de  14 a 20 de abril de 2013. A fundamentação teórica transdisciplinar desta pesquisa, com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista, traz estudos de Coracini (2007), Deleuze (1992), Foucault (1992) e Bhabha (1998) a partir da alteridade, da desnaturalização dos estereótipos, do estudo das condições dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul e a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP de Araraquara, com Pós-doutorado no IEL, UNICAMP, no Programa de Linguística Aplicada. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pesquisadora do CNPq. Coordena o Diretório de grupos de pesquisa no CNPq: "O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra" (UFMS). É membro do GT "Práticas Identitárias em Linguística Aplicada" da ANPOLL, orientando e desenvolvendo pesquisas, com experiência na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso francesa, atuando nas temáticas ligadas à mídia, exclusão, identidades, gênero e povos indígenas. 

Referências

BAUMAN, Zygmund. Identidade. Trad. de Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et alii. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CORACINI, Maria J. R. F. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: Educ; Campinas: Pontes, 1991.

______. (org.) Identidade & Discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

______. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

______. Transdisciplinaridade e análise de discurso: migrantes em situação de rua. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 11 (1), 2010, 91-112.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia. Trad. de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

FERREIRA, Aurélio B. de H. Pequeno dicionário da língua portuguesa. 21 edição. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.

FERREIRA, Eva M. L. A participação dos Índios Kaiowá e Guarani como trabalhadores nos ervais da Companhia Matte Laranjeira (1902-1952). 140 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

______. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Graal, 1990.

______. Escrita de si. In: O que é um autor? Trad. de Antonio F. e Edimundo Cordeiro. Lisboa:
Passagens, 1992, p. 129-160.

______. A ordem do discurso. Trad. de Laura F. de Almeida Sampaio. 19. ed. São Paulo: Loyola,
2012.
______. Arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe B. Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GUERRA, Vânia M.L. O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas identitárias e culturais. São Carlos: Pedro & João, 2010.

______. Entre a mídia impressa e o discurso da “integração”, a construção identitária dos indígenas. In CORACINI, Maria José R. F. (Org.) Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a
exclusão (identidade, mídia, pobreza, situação de rua, mudança social, formação de professores). Campinas: Pontes, 2011, p.127-148.

______. Indígenas e identidades: um olhar discursivo sobre a luta pela terra. In ROSA, Andrea M.;

MARQUES, Cintia N.; SOUZA, Claudete C. de; DURIGAN, Marlene. Povos Indígenas: reflexões interdisciplinares. São Carlos: Pedro & João, 2012, p. 43-68.

LIMBERTI, Rita C. P. A imagem do índio: discursos e representações. Dourados: Editora da UFGD, 2012.

LUCIANO, Gersem S. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

MARKUS, Cledes. (Org.) Kaiowá: um povo que caminha. Caderno Semana dos Povos Indígenas 2013. ISAEC/DAÍ - COMIN. São Leopoldo: Oikos, 2013.

MEEK, Robert. Los orígenes de la ciencia social. El desarrollo de la teoría de los cuatro estadios. Madri: Siglo XXI, 1981.

OLIVEIRA, João P. Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.

______. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Semântica de discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. de Eni P. Orlandi et al. 4 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

SABATINI, Silvano. Massacre. São Paulo, Loyola, 1998.

SANTANA JUNIOR, Jaime R. Produção e Reprodução Indígena: o vir e o porvir na Reserva de Dourados. Campo-Território: revista de geografia agrária, V.5, nº 9, p. 203-236, fev., 2010.

SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Mozart L. História e interculturalidade: aspectos críticos à educação e ao multiculturalismo no Brasil. Anais do VIII Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004.

TAVARES, Marilze; SANTOS, Ludoviko Carnaciali. Crenças e atitudes linguísticas de indígenas de Dourados-MS. In: Cadernos do IL. Porto Alegre, nº 44, jun, 2012, p. 117-134.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Guerra, V. M. L. (2015). O outro (do) lado da fronteira: identidade kaiowá e território indígena. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(2), 116–139. https://doi.org/10.26512/les.v16i2.7481

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)