Pragmatics and Identity
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6505Palavras-chave:
Pragmática, Identidade, SociedadeResumo
A pragmática pode ser considerada como o locus de integração de vários domínios do comportamento humano. Como “teoria geral dos sistemas comunicativos” (Caffi, 2001), a pragmática constitui a convergência de atos realizados em relação à sociedade a que pertence. No entanto, neste trabalho pretende-se debater um conceito duplo (e dialético) de identitade: de um lado, o agente autônomo (o/a falante/ouvinte de Saussure); do outro lado, o sujeito societário.
Downloads
Referências
Caffi, C. La mitigazione. Studi di pragmatica linguistica. Berlin: Mouton de Gruyter, 2001.
Georgakopoulou, A. Arguing about the future. Journal of Pragmatics, 33 (5),2001.
Hellinger, M. On writing English-related Creoles in the Caribbean. In: M.Görlach & J. Holm (eds.), Focus on the Caribbean. Amsterdam: Benjamins,1986.
Le Page, R. & A. Tabouret-Keller. Acts of identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Mendes Barros, M. C. D. Lingüística como padrão de escrita missionária. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 2 (1): 27-41, 1996.
Pike, K. L. Phonemics: The technique of reducing languages to writing.Ann Arbor:University of Michigan, 1958.
Sebba, M. Informal orthographies, informal ideologies: spelling and code switching in British Creole. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 2 (1): 85-96,1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.