EFEITOS DA MODALIZAÇÃO E DA DEBREAGEM NA ENUNCIAÇÃO DO PAR AMOROSO PELA CANÇÃO POP BRASILEIRA

Autores

  • Carmem Silvia de Carvalho Rêgo Universidade Federal do Ceará
  • José Leite Júnior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5795

Palavras-chave:

Canção romântica, Posicionamento pop, Tribalização, Semiótica da canção

Resumo

Com o objetivo de investigar estratégias da enunciação do par amoroso que configurem uma sensibilidade tribalista no discurso literomusical brasileiro (DLMB), analisamos a canção “Se tudo pode acontecer” (ANTUNES, Arnaldo. Paradeiro. CD. BMG, 2002) observando a relação e a relevância dos seguintes processos discursivos e melódicos: i) a figurativização na mobilização de isotopias; ii) a modalização discursiva na ordenação dos enunciados de estado; iii) a debreagem na objetivação do parceiro amoroso; e iv) o andamento musical na modalização dos estados de conjunção e disjunção sujeito-objeto. Contando com o aporte teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011), mais precisamente, da Semiótica da Canção (TATIT, 2007; 2002), defendemos que a canção analisada, investindo em mecanismos de modalização e debreagem, produz um parecer /ser/ romântico sutilmente descontruído pela configuração dos enunciados e pela sintaxe estabelecida entre os elementos discursivos correspondentes aos actantes do percurso narrativo.

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Biografia do Autor

Carmem Silvia de Carvalho Rêgo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, com bolsa CAPES-DS e sob orientação do Prof. Dr. José Américo Bezerra Saraiva. Desenvolve sua investigação com embasamento teórico-metodológico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso Francesa, dedicando-se especialmente ao discurso literomusical brasileiro. Participa do Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará, liderado pelos professores doutores José Américo Bezerra Saraiva e Ricardo Lopes Leite.

José Leite Júnior, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Letras pela UFPB, integrante do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

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Publicado

2017-10-06

Como Citar

Rêgo, C. S. de C., & Leite Júnior, J. (2017). EFEITOS DA MODALIZAÇÃO E DA DEBREAGEM NA ENUNCIAÇÃO DO PAR AMOROSO PELA CANÇÃO POP BRASILEIRA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(2), 137–155. https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5795