EFEITOS DA MODALIZAÇÃO E DA DEBREAGEM NA ENUNCIAÇÃO DO PAR AMOROSO PELA CANÇÃO POP BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i2.5795Palavras-chave:
Canção romântica, Posicionamento pop, Tribalização, Semiótica da cançãoResumo
Com o objetivo de investigar estratégias da enunciação do par amoroso que configurem uma sensibilidade tribalista no discurso literomusical brasileiro (DLMB), analisamos a canção “Se tudo pode acontecer” (ANTUNES, Arnaldo. Paradeiro. CD. BMG, 2002) observando a relação e a relevância dos seguintes processos discursivos e melódicos: i) a figurativização na mobilização de isotopias; ii) a modalização discursiva na ordenação dos enunciados de estado; iii) a debreagem na objetivação do parceiro amoroso; e iv) o andamento musical na modalização dos estados de conjunção e disjunção sujeito-objeto. Contando com o aporte teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011), mais precisamente, da Semiótica da Canção (TATIT, 2007; 2002), defendemos que a canção analisada, investindo em mecanismos de modalização e debreagem, produz um parecer /ser/ romântico sutilmente descontruído pela configuração dos enunciados e pela sintaxe estabelecida entre os elementos discursivos correspondentes aos actantes do percurso narrativo.
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