Do discurso à semiótica social

representação "camuflada" de atores sociais

Autores

  • Micheline Mattedi Tomazi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Camilla Reisler Cavalcanti Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4427

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar quais os principais modos pelos quais os atores sociais são representados em um anúncio publicitário, visando à construção de um discurso polarizado e de uma ideologia humanizadora, a fim de atingir seu público-alvo. O aporte teórico utilizado encontra respaldo na semiótica social proposta por Kress e van Leeuwen (2001, 2006), Kress (2010), van Leeuwen (2008) e Machin (2012). O objeto de análise é um vídeo produzido pela campanha Dermablend 2014, intitulada “Camo confessions”(Confissões de Camuflagem). Os resultados demonstram que o uso de recursos semióticos é crucial na construção e distribuição de conhecimento, relacionando intimamente aspectos discursivos, linguísticos e ideológicos. Um foco maior para essa relação torna-se necessário, já que esses recursos semióticos fazem parte de uma cadeia retroalimentadora de outros discursos publicitários atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheline Mattedi Tomazi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/UFES), área de Texto e Discurso.Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES) e  pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEArtD/UFMG).

Camilla Reisler Cavalcanti, Ufes

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Tomazi, M. M., & Cavalcanti, C. R. (2016). Do discurso à semiótica social: representação "camuflada" de atores sociais. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(1), 32–52. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4427

Edição

Seção

Artigos de pesquisa