ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.42868

Palavras-chave:

Leitura. Sequência de atividades. Salas de Recursos Multifuncionais. Interacionismo. Dialogismo.

Resumo

Neste artigo objetiva-se compreender como professores em formação – acadêmicos de Letras – assimilam o trabalho de construção de sequências de atividades de leitura para Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As noções dialógicas de ampliação de consciência socioideológica e o conceito de leitura como interação fundamentam as análises  de sequências, produzidas com orientação mediada sobre legislação, bases  interacionistas e dialógicas de leitura, apresentação e construção de sequências de atividades  Os resultados demonstram que as interações discursivas expandiram a consciência socioideológica dos professores em formação, a propiciar-lhes reflexões sobre princípios interacionistas cabíveis para organização sistematizada das habilidades em sequências de atividades de leitura.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com Pós-Doutorado em Letras pela mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Interação e Ensino (UNICENTRO/Cnpq) e membro do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/Cnpq). E-mail cristiane.mpa@gmail.com

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq). E-mail renilsonmenegassi@gmail.com

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM 5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura compartilhada em sala de apoio. In: FUZA, Â. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editora, 2020, p. 33-63.

ANGELO, C. M. P. Relatório final de estágio pós-doutoral: sequência de atividades de leitura para sala de recursos multifuncionais – desenvolvimento de habilidades de leitura. 2021.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura em Sala de Recursos Multifuncionais. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022a, p. 237-272.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. Conceitos de leitura e ensino de língua. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022b, p. 13-84.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 de mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 4 abr. 2022.

DUEK, V. P. Educação inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. 2011. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14342. Acesso em: 10 fev. 2021.

KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].

PARANÁ, SEED. Instrução n.º 09/2018 – SUED/SEED. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais. Curitiba: 2018. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/2018/instrucao_092018.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

PARANÁ, SEED. Instrução n.º 02/2021 – DEDUC/SEED. Estabelece a organização do Programa Mais Aprendizagem - PMA para os

estudantes matriculados no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio,

das instituições de ensino da rede pública estadual. Curitiba: 2021. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-02/instrucao_022021_deducseed_maisaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010a, p.167-189.

MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (org.). Leitura: aspectos teóricos e práticos. Maringá: Eduem, 2010b, p. 35-59.

MENEGASSI, R. J. Estratégias de leitura. In: Menegassi, R. J. (org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010c, p. 41-63.

MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas na aula de leitura. In: YAEGASHI, S. F. R. et al. (org.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não-escolares. Curitiba: CRV, 2016, p. 41-60.

MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F.; ANGELO, C. M. P. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-418.

PERFETTI, C. A.; LANDI, N.; OAKHILL, J. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. (org.). A ciência da leitura. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 245-265.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Angelo, C. M. P., & José Menegassi, R. (2023). ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 121–141. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.42868