ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v24i2.42868Palavras-chave:
Leitura. Sequência de atividades. Salas de Recursos Multifuncionais. Interacionismo. Dialogismo.Resumo
Neste artigo objetiva-se compreender como professores em formação – acadêmicos de Letras – assimilam o trabalho de construção de sequências de atividades de leitura para Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As noções dialógicas de ampliação de consciência socioideológica e o conceito de leitura como interação fundamentam as análises de sequências, produzidas com orientação mediada sobre legislação, bases interacionistas e dialógicas de leitura, apresentação e construção de sequências de atividades Os resultados demonstram que as interações discursivas expandiram a consciência socioideológica dos professores em formação, a propiciar-lhes reflexões sobre princípios interacionistas cabíveis para organização sistematizada das habilidades em sequências de atividades de leitura.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM 5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura compartilhada em sala de apoio. In: FUZA, Â. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editora, 2020, p. 33-63.
ANGELO, C. M. P. Relatório final de estágio pós-doutoral: sequência de atividades de leitura para sala de recursos multifuncionais – desenvolvimento de habilidades de leitura. 2021.
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura em Sala de Recursos Multifuncionais. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022a, p. 237-272.
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. Conceitos de leitura e ensino de língua. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022b, p. 13-84.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 de mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 4 abr. 2022.
DUEK, V. P. Educação inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. 2011. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14342. Acesso em: 10 fev. 2021.
KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].
PARANÁ, SEED. Instrução n.º 09/2018 – SUED/SEED. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais. Curitiba: 2018. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/2018/instrucao_092018.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.
PARANÁ, SEED. Instrução n.º 02/2021 – DEDUC/SEED. Estabelece a organização do Programa Mais Aprendizagem - PMA para os
estudantes matriculados no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio,
das instituições de ensino da rede pública estadual. Curitiba: 2021. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-02/instrucao_022021_deducseed_maisaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.
MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010a, p.167-189.
MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (org.). Leitura: aspectos teóricos e práticos. Maringá: Eduem, 2010b, p. 35-59.
MENEGASSI, R. J. Estratégias de leitura. In: Menegassi, R. J. (org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010c, p. 41-63.
MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas na aula de leitura. In: YAEGASHI, S. F. R. et al. (org.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não-escolares. Curitiba: CRV, 2016, p. 41-60.
MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F.; ANGELO, C. M. P. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-418.
PERFETTI, C. A.; LANDI, N.; OAKHILL, J. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. (org.). A ciência da leitura. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 245-265.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].
VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.