Palavreando em travessia: as potencialidades do design para a ampliação dos patrimônios vivenciais dos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40962

Palavras-chave:

Educação linguística de surdos, Aplicativo educacional móvel, Translinguagem, Patrimônio vivencial, Letramento sensorial

Resumo

Neste artigo, proponho-me a discutir o Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel voltado às comunidades surdas, cujo propósito é se constituir como um espaço em que essas comunidades, por meio da mobilização e ampliação de seus patrimônios vivenciais (MEGALE e LIBERALI, 2020), possam construir sentidos para palavras-sinais em Português-Libras. A partir de uma compreensão ontoepistemológica das pessoas surdas, de suas dores e de suas urgências em relação à educação linguística, a discussão aqui apresentada pretende ampliar as percepções já lançadas ao aplicativo e ao seu design em trabalhos anteriores, e, assim, discutir o potencial do Palavreando em possibilitar que as comunidades surdas expandam seus patrimônios vivenciais e, dessa forma, ampliem seus potenciais de agência e mobilidade.

 

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Biografia do Autor

Jessica Vasconcelos Dorta, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Graduada em Letras (Licenciatura em Português) e mestra em Linguística Aplicada pela mesma universidade. É especialista em educação de surdos pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP e integra o grupo de pesquisa E-lang (UNICAMP/CNPq). Seus interesses de pesquisa envolvem ensino de português para surdos, sua interface com as tecnologias digitais e translinguagens. E-mail: jessica_vasc@yahoo.com.br

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Dorta, J. V. . (2021). Palavreando em travessia: as potencialidades do design para a ampliação dos patrimônios vivenciais dos surdos. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 272–294. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40962

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem