Palavreando em travessia: as potencialidades do design para a ampliação dos patrimônios vivenciais dos surdos
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40962Palavras-chave:
Educação linguística de surdos, Aplicativo educacional móvel, Translinguagem, Patrimônio vivencial, Letramento sensorialResumo
Neste artigo, proponho-me a discutir o Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel voltado às comunidades surdas, cujo propósito é se constituir como um espaço em que essas comunidades, por meio da mobilização e ampliação de seus patrimônios vivenciais (MEGALE e LIBERALI, 2020), possam construir sentidos para palavras-sinais em Português-Libras. A partir de uma compreensão ontoepistemológica das pessoas surdas, de suas dores e de suas urgências em relação à educação linguística, a discussão aqui apresentada pretende ampliar as percepções já lançadas ao aplicativo e ao seu design em trabalhos anteriores, e, assim, discutir o potencial do Palavreando em possibilitar que as comunidades surdas expandam seus patrimônios vivenciais e, dessa forma, ampliem seus potenciais de agência e mobilidade.
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