Do direito de ser (múltiplos): em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40856

Palavras-chave:

Educação linguística, Surdos, Translinguagem, Letramentos, Direitos

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a importância de revisitarmos a educação linguística de surdos com um olhar ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de questões que justificam a defesa de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez e apontar as contribuições de alguns fundamentos epistemológicos para essa educação. Acreditamos que uma educação linguística concebida a partir de perspectivas plurais e móveis pode melhor contribuir com o pleno desenvolvimento humano e a formação linguística de pessoas surdas e assegurar seus direitos linguísticos.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Ribeiro, G. dos R. . (2021). Do direito de ser (múltiplos): em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 353–373. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40856

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem