Voz passiva em Libras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40806

Palavras-chave:

Voz passiva, Libras, Topicalização

Resumo

Nossa pergunta principal era: Estruturalmente, existe voz passiva em Libras? Ou ainda: Como os surdos topicalizam um paciente e diminuem o valor do agente? Haveria, nos dados observados, mudança nas funções sintáticas dos argumentos, em que o paciente assumiria a função de sujeito? Nosso referencial teórico foi o funcional-tipológico, que considera a língua como meio de comunicação e interação social. Nosso percurso metodológico teve a colaboração de surdos proficientes em Libras. Como resultados, constatamos que não há uma forma morfossintática específica de voz passiva em Libras, mas há formas possíveis de topicalizar o paciente a partir de construções (pro)tipicamente transitivas.

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Biografia do Autor

João Paulo Vitório Miranda

Possui licenciatura em Letras Libras pela UFSC (2010). Mestre em Linguística pela UnB (2014). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). É professor da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Atua na linha de pesquisa de Gramática: teoria e análise, na pesquisa sobre Libras. E-mail: jpvm3@yahoo.com.br

Dioney Moreira Gomes, Universidade de Brasília

Professor Associado 4 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa línguas indígenas, português do Brasil e língua brasileira de sinais (Libras). Atua também na formação inicial e continuada de professores. Concluiu mestrado e doutorado em Linguística na UnB, tendo sido, durante este último período de formação, pesquisador visitante nos seguintes centros de pesquisa franceses: Centre d'Études de Langues Indigènes d'Amérique (CELIA/Paris) e Laboratoire Dynamique du Langage (DDL/Lyon). E-mail: dioney98@unb.br

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Miranda, J. P. V., & Gomes, D. M. (2021). Voz passiva em Libras?. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 413–434. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40806

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem