TEXTOS MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS E PAPÉIS ACTANCIAIS

ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Rosalice Pinto Center of Linguistics New University of Lisbon

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4024

Palavras-chave:

Multimodalidade, Gêneros textuais institucionais, Mecanismos de responsabilização enunciativa

Resumo

O objetivo desta contribuição é mostrar alguns mecanismos de responsabilização enunciativa presentes em gêneros textuais de natureza multimodal (com diferentes códigos semióticos em interação) e atestar algumas especificidades desses mecanismos em função das atividades sociais/ dos tipos de agir em que estão inseridos. O nosso estudo baseia-se, fundamentalmente, nas contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2004 e 2008) e na Gramática do Design Visual - Kress & Van Leeuwen (2006). Confirmou-se a hipótese de que os mecanismos de responsabilização enunciativa podem vir a apresentar semiotizações distintas em função do tipo de agir/ea atividade em que se inserem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosalice Pinto, Center of Linguistics New University of Lisbon

Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto é docente convidada da Universidade Lusíada de Lisboa na Faculdade de Direito, ministrando cursos de Metodologia da Investigação e Tecnologia de Informação e de Lógica e Argumentação Jurídicas. É pesquisadora do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), da Universidade Lusíada de Lisboa; do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Concluiu o seu doutoramento em Linguística, especialidade em Teoria do Texto, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Sua tese de doutoramento, intitulada Argumentação em gêneros persuasivos: um estudo contrastivo, foi publicada em livro, em 2010. Finalizou em 2013 o pós-doutoramento, com a investigação intitulada O agir do empreendedor e sua configuração textual, sob a supervisão de Professores da Universidade de Genebra e da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicações em revistas internacionais e nacionais no âmbito dos estudos de Argumentação e Retórica, de Português em Contextos Profissionais, de Linguística Textual, de Análise do Discurso e de Multimodalidade.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Pinto, R. (2016). TEXTOS MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS E PAPÉIS ACTANCIAIS: ESTUDOS DE CASO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 138–153. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4024

Edição

Seção

Artigos de pesquisa