METÁFORAS VISUAIS NA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA

Autores

  • Regysane Botelho Cutrim Alves Universidade Federal do Maranhão - Universidade de Brasília (Doutoranda)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4020

Palavras-chave:

Metáforas visuais, Análise do discurso crítica, Publicidade

Resumo

Este artigo visa refletir a respeito das metáforas visuais nas construções discursivas e seu potencial como categoria de análise para estudos críticos realizados em uma perspectiva discursiva e multimodal. O estudo tem como principais referências teóricas Lakoff e Johnson (2002 [1980]), van Leeuwen (2005) e Fairclough (2001[1992]). As metáforas visuais presentes em dois anúncios publicitários foram analisadas buscando identificar seu potencial na construção de sentidos que podem ser utilizados na interpretação das ideologias e representações sociais construídas no discurso. O estudo mostrou a contribuição das metáforas visuais para a Análise do Discurso Crítica, especialmente quando considera textos multimodais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regysane Botelho Cutrim Alves, Universidade Federal do Maranhão - Universidade de Brasília (Doutoranda)

Professora de Portugês e Inglês no Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. 

Doutoranda em Linguística na Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Alves, R. B. C. (2016). METÁFORAS VISUAIS NA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 122–137. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4020

Edição

Seção

Artigos de pesquisa