Gunther Kress, ciência e multimodalidade
do mar ao sertão e do sertão ao mar
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i1.37265Palavras-chave:
Semiótica social, Multimodalidade, Charges, NegacionismoResumo
Este artigo aborda alguns pressupostos teóricos desenvolvidos por Gunther Kress e colaboradores, nomeadamente, a semiótica social (HODGE; KRESS, 1988), a pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN; KRESS et. al., 1996) e a gramática do design visual (KRESS; van LEEUWEN, 1996/2006), e destaca a influência de sua obra para os estudos sobre multimodalidade que despontaram no Nordeste entre 2005 e 2011, nos contextos litorâneo e sertanejo. As discussões são ampliadas a partir da interpretação dos sentidos multimodais construídos em charges da cartunista Laerte, publicadas entre março e setembro de 2020, que tratam do tema do negacionismo científico presente no debate político atual no Brasil. As análises mostram a força semiótica e argumentativa dos recursos visuais que contribuem para a construção do humor e da crítica social pretendida nesses textos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. B. L. (org.) Perspectivas em Análise Visual – Do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.
ALMEIDA, D B. L. Where have all the children gone? A visual semiotic account of advertisements for fashion dolls. Visual communication. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore and Washington DC: SAGE Publications, v. 8., p. 141-501, 2009.
AQUINO, Jaciara. L. Visualidade de Escrita e Significação no Gênero Editorial. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2011.
AQUINO, Lucélio. D. Mecanismos de Construção de Sentidos no Gênero Editorial: aspectos verbais e visuais. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2010.
CAZDEN, C.; KRESS, G. et al. (The New London Group). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: Harvard Educational Review. Volume 66. Number 1. Cambridge (MA, USA): Harvard Education Publishing Group, 1996.
DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.) Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005a. p. 177-196.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005b, p. 159-177.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed., Oxford/New York: Routlegde, 2014.
HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. 1. ed. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1988.
JEWITT, C.; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: van LEEUWEN, T.; JEWITT, C. (Orgs.). Handbook of visual analysis. London: SAGE Publications Ltd., 2001.
KRESS, G. R.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 1. ed. London and New York: Routledge, 1996.
KRESS, G. R.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London and New York: Routledge, 2006.
LAERTE. Abertura da Assembleia Geral da ONU. Perfil do Instagram @laertegenial, 22 set. 2020. 1 il. color. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CFcFY92sgv2/>. Acesso em: 28 mar. 2021.
LAERTE. Questão de opinião. Perfil do Instagram @laertegenial, 22 mai. 2020. 1 il. color. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CFcFY92sgv2/>. Acesso em: 28 mar. 2021.
LAERTE. A Terra é plana e o isolamento é vertical. Perfil do Instagram @laertegenial, 31 mar. 2020. 1 il. color. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CFcFY92sgv2/>. Acesso em: 28 mar. 2021.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, 2020.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 28. ed.- São Paulo: Cultrix, 2012.
SANTOS, F. R. S. Multimodalidade e produção de sentidos em editoriais de revistas. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2011.
SANTOS, F. R. S.; MENDES, W. V. Multimodalidade e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. esp., p. 29-49, ago. 2020.
SOUZA, M. M. de; AQUINO, L. D.; SANTOS, F. R. S; TEIXEIRA, F. C. Q. R.. A multimodalidade no gênero editorial. Relatório técnico. UERN: Pau dos Ferros, 2008.
SOUZA, M. M. de; AQUINO, L. D.; SANTOS, F. R. S; TEIXEIRA, F. C. Q. R; AQUINO, J. L. Opinião virtual: a multimodalidade em editoriais online. Relatório técnico. UERN: Pau dos Ferros, 2009.
UNSWORTH, L; THOMAS, A. English teaching & new literacies pedagogy: Interpreting and authoring digital multimedia narratives. New York: Peter Lang Publishing, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.