Análise discursiva multimodal de produções escritas por pessoas surdas no Facebook

Autores

Palavras-chave:

Surdos. Multimodalidade. Escrita. Redes sociais.

Resumo

O artigo trata da escrita de surdos no Facebook e construção do sentido atribuída sob a ótica da multimodalidade. Objetiva análise multimodal e discursiva crítica desses textos e os eventos de letramentos presentes nas produções, ainda lança um olhar sobre a escrita da L2 dos surdos, abrangendo a influência da Libras nessa produção. Os resultados apontam esse tipo de prática como propulsora de autonomia e agência de eventos de letramento e de aprendizagem da língua adicional escrita. Os resultados mostram a necessidade de o professor de Língua Portuguesa conhecer as especificidades culturais e singularidade linguística do surdo.

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Biografia do Autor

Augusto Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins

Mestre em Ensino Tecnológico pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins (IFAM). 

Lucinete Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Pedro II

Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). 

Janaína Ferraz, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP da UnB. Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Produção de Materiais Didáticos Multimodais para o Ensino de Línguas.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

dos Santos, M. R., Lima, A., Silva, L., & Ferraz, J. (2021). Análise discursiva multimodal de produções escritas por pessoas surdas no Facebook. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 134–153. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37083