Análise discursiva multimodal de produções escritas por pessoas surdas no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.37083Palavras-chave:
Surdos. Multimodalidade. Escrita. Redes sociais.Resumo
O artigo trata da escrita de surdos no Facebook e construção do sentido atribuída sob a ótica da multimodalidade. Objetiva análise multimodal e discursiva crítica desses textos e os eventos de letramentos presentes nas produções, ainda lança um olhar sobre a escrita da L2 dos surdos, abrangendo a influência da Libras nessa produção. Os resultados apontam esse tipo de prática como propulsora de autonomia e agência de eventos de letramento e de aprendizagem da língua adicional escrita. Os resultados mostram a necessidade de o professor de Língua Portuguesa conhecer as especificidades culturais e singularidade linguística do surdo.
Downloads
Referências
ANDERSEN, T. H. et al. Social semiotics: key figures, new directions. London: Routledge, 2015.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 4 fev. 2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 19-42.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2.ed. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse. London: Routledge: 2004.
FERREIRA, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro – Tempo Brasileiro: 2010.
GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GOMES, L. F. Redes sociais e escola: o que temos de aprender?. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade. jul./dez. 1997. p. 15-46.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G.; LEITE-GARCÍA, R.; VAN LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: El discurso como estrutura y processo. Estúdios del discurso: introdución multidisciplinaria. (vol.1.) Barcelona, Gedisa editorial, 2000.
KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, t. Reading images: a Grammar of Visual design. Londres: Routledge, 1996.
LIMA, A. J. S. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa à luz do letramento: reflexões e proposta. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
LIMA, A. J. S.; PONCIANO, N. P. Tecnologia: sua presença na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, e107120, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1071. Acesso em: 07 fev. 2021.
MAGALHÃES, I. MARTINS, A. R. RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
NASCIMENTO, F. I. PONTES, A. L. Texto e imagem: a complementaridade intersemiótica em dicionários escolares tipo 2. In: Linguistic Forum, Florianópolis, vol. 17, n. 3, pag. 5088 a 5105, jul./set., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/70887/44678. Acesso em: 27 fev. 2021.
QUADROS, R. M. SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos – Brasília: MEC, SEESP, 2006.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação
dos surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Educação & Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997, p. 75-110.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2015.
SVARTHOLM, K. Bilinguismo dos surdos. In: SKLIAR, C. (org.) Atualidade da educação bilingue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília: J. Antunes Vieira, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.