Agenciamentos sociodiscursivos no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.36415

Palavras-chave:

Discurso, Agência, Agenciamento

Resumo

Neste artigo, abordamos o conceito sociológico de agência, desenvolvendo a noção de agenciamento em perspectiva discursiva crítica, com base nos pressupostos teóricos da abordagem morfogenética (ARCHER, 1995, 1996, 2003, 2004, 2012). Para perceber como agenciamentos emergem e se intensificam nas práticas sociais, consideramos uma ação sociopedagógica situada, o Programa Mulheres Inspiradoras (PMI), observando as experiências de estudantes do Ensino Médio. As análises dos dados etnográficos recaem sobre os discursos articulados pelos/as discentes para representar e identificar as experiências formativas (FAIRCLOUGH, 2003, 2016). Para operacionalizar as análises textualmente orientadas, mobilizamos a categoria seleção lexical. Os discursos analisados apontam para a emergência e intensificação de agenciamentos epistêmicos, políticos e identitários.

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Biografia do Autor

Atauan Soares de Queiroz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Especialista em Gestão dos Fundamentos da Neurolinguística pela Unyahna de Barreiras (2011). Licenciado em Letras (Português) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2009). Desde o ano de 2010, é professor efetivo de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Barreiras, em regime de dedicação exclusiva. Atualmente, integra, também, o grupo de pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (UnB), com interesse nos seguintes temas: discurso, educação crítica, identidade, leitura e produção de texto, autoria, decolonialidade. (E-mail: atauansoares@gmail.com)

http://lattes.cnpq.br/3923805819866846

Juliana de Freitas Dias, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB).

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

de Queiroz, A. S., & de Freitas Dias, J. (2021). Agenciamentos sociodiscursivos no contexto escolar. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 02–21. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.36415