Multimodalidade, arte e transgressão
a construção de significados de "Jesus Mulher" no desfile da Mangueira
Palavras-chave:
Multimodalidade, Semiótica Social, Produção de SignificadoResumo
Neste artigo, embasados nos estudos da Multimodalidade e da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; BEZEMER e KRESS, 2016), analisamos as escolhas multimodais feitas por dois atores participantes do desfile de escola de samba em 2020, com o objetivo de entender como o uso da multimodalidade contribui para criar significados em manifestações artístico-culturais de grande alcance? A análise recai sobre as escolhas multimodais que foram feitas, (I) pelo carnavalesco (trajes, adereços, maquiagem) e (II) pela rainha de bateria (expressões faciais, movimentos corporais) para construir significado, observando como essas escolhas podem ser compartilhadas com o público participante do evento. Observamos que, pelo viés da Multimodalidade, foi possível produzir significados a partir do compartilhamento de experiências históricas, sociais e culturais entre os produtores de significados e os espectadores, ressignificando conceitos e formas de pensar, nos permitindo, por meio da união arte-multimodalidade, termos outras percepções da realidade.
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