Signos ideológicos e vozes sociais em um colégio da brigada militar

Autores

Palavras-chave:

Interação, Colégio Militar, Heteroglossia Dialogizada

Resumo

Este trabalho discute a dinâmica interacional do Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Passo Fundo/RS (CTBM-PF). O estudo configura-se no âmbito da Análise Dialógica do Discurso, do Círculo de Bakhtin, tendo como objetivo analisar as relações dialógicas na dinâmica interacional do CTBM-PF, verificando a relação do uso de signos com a atmosfera heteroglóssica dialogizada no contexto social de um colégio militar e sua tensão de forças e vozes sociais. O trabalho constata que interagir é trabalhar nas fronteiras de diferentes vozes sociais, ambiente que gera tensões dialógicas e que constituem os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ricardo Fagundes dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - PPGL-UPF (2020), na linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. Graduado em Letras (habilitação Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas), pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2016). Realizou mobilidade acadêmica nos cursos Licenciatura em Ciências da Linguagem e Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Porto/Portugal (2014). Foi bolsista PIBID (UPF - Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e monitor do Programa Mais Educação. Atualmente trabalha como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, na Escola Redentorista Instituto Menino Deus e na Escola Notre Dame Menino Jesus. Também trabalha como assessor pedagógico e formador de professores pela SM Educação.

Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1994), com Mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e com Doutorado em Estudos da Linguagem - Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Foi coordenadora institucional do Pibid UPF de 2013 a 2016. Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo, atuando especialmente nos cursos de Licenciatura da Instituição e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias do texto e do discurso. São temas recorrentes em seus trabalhos: texto falado, discurso e enunciação, linguagem da criança, ensino de língua materna. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. É membro do Grupo de Trabalho Estudos em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita da ANPOLL.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Flores, 2011.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÃNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação. Tradução de Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola, 2006.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Portaria nº 535/EMBM/2012. Manual do Aluno, Regulamento de Uniformes, Insígnias, Distintivo e Apresentação Pessoal dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RUAP/CTBM), Regulamento Disciplinar dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RD/CTBM). 13 de dezembro de 2012. Disponível em: https://colegiotiradentes.g12.br/institucional/legislacao/manual-do-aluno-tiradentes/. Acesso em: 09 nov. 19.

SANTOS. J. R. F. A dinâmica internacional em um colégio da Brigada Militar: os rituais de interação, as vozes sociais e as fronteiras discursivas. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade de Passo Fundo, RS, 2020.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - ADD. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 1076-1094, 2016.

VASILEV, N. L. A história da questão sobre a autoria dos “textos disputados” em estudos russos sobre Bakhtin (M. M. Bakhtin e seus co-autores). In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 290-304.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Como Citar

Santos, J. R. F. dos, & Diedrich, M. S. (2021). Signos ideológicos e vozes sociais em um colégio da brigada militar. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 79–96. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/34674