Aforização em jornais brasileiros de grande circulação: as tragédias de Brumadinho e Mariana no foco do discurso

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Palavras-chave:

Discurso Midiático, Destacabilidade, Aforização, Estratégias de captação de leitores, Gestão de vozes, Polifonia/heterogeneidade discursiva

Resumo

Neste trabalho, abordamos a noção de destacabilidade/aforização (MAINGUENEAU, 2006; 2010; 2014; 2015) a partir de textos midiáticos sobre o rompimento das barragens de Mariana-MG (2015) e Brumadinho-MG (2019). Para tanto, escolhemos dois jornais: i) Folha de S. Paulo, devido à sua proeminência nacional; e ii) Estado de Minas, pela sua expressividade regional. Discutindo a polifonia/a heterogeneidade que atravessa o dizer dos jornais por meio desses enunciados destacados, concluímos que as aforizações: i) funcionam como uma poderosa estratégia de captação da instância receptora; e ii) indicam diálogo e confrontação de vozes geridas pelos jornais.

 

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Biografia do Autor

Glaucia Muniz Proença Lara, UFMG

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela UFMG (1978), mestrado em Letras - Língua Portuguesa também pela UFMG (1993) e doutorado em Semiótica e Linguistica Geral pela USP (1999), com estágio de um ano na Université Paris X - Nanterre. Realizou três estágios pós-doutorais na grande área de Análise do Discurso: o primeiro, em Semiótica Discursiva (abril a setembro de 2002), junto ao Groupe de Recherches Sémiotiques/IUF (Paris), com a supervisão de Jacques Fontanille; o segundo, em AD francesa (agosto de 2012 a julho de 2013), com a supervisão de Sírio Possenti / UNICAMP, nos primeiros seis meses, e de Dominique Maingueneau / Université Paris IV - Sorbonne, nos seis últimos; o terceiro também em AD francesa (de agosto de 2019 a julho de 2020) no LAEL/PUC-SP com a supervisão de Beth Brait, incluindo um período de 6 meses na França, na Université Paris-Est Créteil (UPEC) com a (co)supervisão de Dominique Ducard. Foi professora da UFMS (Campo Grande) entre 1988 e 2004. Atualmente, é Professora Titular da UFMG, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de Língua Portuguesa (Estudos do Texto/do Discurso), com ênfase nos seguintes temas: discurso de manuais didáticos, gêneros do discurso, ensino de leitura e produção de textos, discursos das minorias, entre outros. É fundadora e sócia emérita do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) e participou da diretoria da ABRALIN entre 2005 e 2007. Exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras/UFMG no biênio 2009-2011 e coordenou a equipe de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Vestibular da UFMG em 2011 e 2012. Mais recentemente, no biênio 2017-2019, ocupou o cargo de coordenadora do POSLIN/UFMG. Entre suas publicações destacam-se os livros "O que dizem da língua os que ensinam a língua: uma análise semiótica do discurso do professor de português" (Ed. UFMS, 2004); "Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto", em co-autoria com Ana Cristina Fricke Matte (Nova Fronteira, 2009); os volumes 1, 2 e 4 da coletânea "Análises do discurso hoje", organizados juntamente com Ida Lucia Machado (1 e 2) e Wander Emediato (1, 2 e 4) (Nova Fronteira, 2008; 2011); e as coletâneas "Discurso e (des)igualdade social" (Contexto, 2015) e "Representações do outro: discurso, (des)igualdade e exclusão" (Autêntica, 2016), ambas organizadas juntamente com Rita de Cássia Limberti.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Folha Mós Landim, A. ., & Lara, G. M. P. (2021). Aforização em jornais brasileiros de grande circulação: as tragédias de Brumadinho e Mariana no foco do discurso. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 154–172. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/33912

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