O impacto das narrativas na política pública educacional: uma análise bakhtiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i1.32570

Palavras-chave:

Narrativa, Política Pública, Educação para Direitos Humanos, Análise Documental, Bakhtin

Resumo

Este estudo tem como objetivo colocar em evidência como uma política pública educacional brasileira foi seriamente impactada pela mudança de narrativa na alternância de governos, revelando que há ideologias que sustentam ações de combate à violência escolar alinhadas a tratados internacionais de Direitos Humanos e há ideologias que sustentam narrativas incompatíveis com estes mesmos tratados assinados pelo Brasil. A metodologia de pesquisa documental e a análise textual na perspectiva teórica do linguista Mikhail Bakhtin permitiu que se verificasse certas intenções e sentidos implícitos que emergiram dos enunciados proferidos pelas autoridades públicas e também como o contexto narrativo impacta diretamente na constituição das ações do poder público. 

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Biografia do Autor

George Corona, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na linha de pesquisa Educação e Linguagens (PPGE-UFES). Mestre em Ciências das Religiões e Licenciado em Filosofia. Professor do departamento de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Itapina.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Corona, G. (2022). O impacto das narrativas na política pública educacional: uma análise bakhtiniana. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(1), 146–159. https://doi.org/10.26512/les.v23i1.32570

Edição

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Artigos