AS LINGUAGENS, VOZES E DISCURSOS: IDENTIDADES DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32451

Palavras-chave:

Linguagens, Discursos, Identidades

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar marcas identitárias de uma trabalhadora doméstica buscando compreender os motivos que a levaram a assumir uma identidade de analfabeta. Os pressupostos teórico-metodológicos são norteados pela ADC (FAIRCLOUGH, 1999,2016), a Pedagogia Crítica de Freire (1979, 1981) e Hall (2006) e Norton (2000) para discussões acerca de identidades. Uma entrevista semiestruturada e duas narrativas visuais (MELO-PFEIFER, 2015) são os instrumentos para a geração dos dados. A participante assume a identidade de analfabeta, nega suas origens - a roça -, assumindo o modo de falar da cidade como o correto e como um espaço digno de sobrevivência.

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Biografia do Autor

Franciene Soares Barbosa de Andrade, UnB

Pedagoga; especialista em Psicopedagogia (IS/2007); especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (UnB/2011); mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Educação (PGPDS/ UnB) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UNB). Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (SEDF/2008); professora-tutora e orientadora em especialização para docentes (UnB /2014) e educadora alfabetizadora (SEDF/2018). Habilitação em Administração e Supervisão Escolar. Formações em andamento: Educação Sistêmica; Constelação Familiar (Hellinger®schule). Livro publicado sobre Educação Sistêmica: Qual é o lugar do papai?

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Soares Barbosa de Andrade, F., & Pereira Conceição, M. . (2020). AS LINGUAGENS, VOZES E DISCURSOS: IDENTIDADES DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 292–312. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32451

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade