A LINGUAGEM EM (DES)COMPASSO

Autores

  • Camila Moreira Ramos Universidade de Brasília
  • Carmem Jená Machado Caetano Universidade de Brasília
  • Ormezinda Maria Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32450

Palavras-chave:

Linguagem. Discurso. Análise de Discurso Crítica. Mídia. Inclusão escolar. Pessoas com deficiência.

Resumo

Após a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), incluindo as pessoas deficientes em todas as esferas sociais, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino acionou a justiça, questionando a exigência de que as escolas particulares também matriculem todos os alunos, independentemente de suas deficiências. Diante desse embate, analisamos notícia vinculada no portal de notícias on-line G1.com, a fim de investigarmos como o discurso foi produzido. À luz da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, 2010) e da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), observamos como a notícia tornou-se uma técnica decisiva para o trabalho de investigação da inclusão social.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Ramos, C. M., Caetano, C. J. M., & Ribeiro, O. M. (2020). A LINGUAGEM EM (DES)COMPASSO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 255–271. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32450

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade