O espetáculo, a semiformação e a arquitetônica no filme “O Abutre”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31700

Palavras-chave:

Espetáculo, Arquitetônica Bakhtiniana, Mídia, Discurso, Semiformação, Cinema

Resumo

Este artigo tematiza o espetáculo presente no filme “O Abutre” (The NightCrawler), de  2014, considerando sua atualidade quanto aos mecanismos utilizados pela mídia para construir e veicular a notícia. Nesse sentido, objetiva identificar os elementos que caracterizam o discurso espetacularizado e examinar a construção da relação eu-outro no protgonista Louis Bloom. Os conceitos de espetáculo, de Guy Debord e de arquitetônica, de Mikhail Bakhtin, são os principais referenciais desse trabalho. Como resultados de investigação, apontamos para a necessidade de uma leitura mais criteriosa sobre a notícia e esperamos contribuir para a conscientização acerca da semiformação decorrente da mídia espetacularizada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Lobo, UFLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS)

Doutora em Letras, Literatura Brasileira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Pós-doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Sta.Catarina (UFSC) Docente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (PPGL/UFLA) e no curso de graduação em Pedagogia na mesma universidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa INTERSIGNOS (Literatura, linguagem e tradução intersemiótica)  e colaboradora do Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakthin(GEDISC).

           

Thayrine Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras(UFLA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (PPGL/UFLA). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro do Grupo de Pesquisa INTERSIGNOS (Literatura, linguagem e tradução intersemiótica) e GEDISC (Grupo de Estudos Discusivos sobre o Círculo de Bakhtin)

     

Karina Aparecida Mascarenhas, Universidade Federal de Lavras(UFLA)

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (PPGL/UFLA). Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Membro do Grupo de Pesquisa INTERSIGNOS (Literatura, linguagem e tradução intersemiótica).

     

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHENIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro. Zahar, 1985. Disponível em http://lelivros.love/book/baixar-livro-dialetica-do-esclarecimento-theodor-adorno-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/ .Acesso em 17 maio 2020.

ANGRIMANI, Danilo. Espreme que Sai Sangue: um Estudo Sensacionalismo na Imprensa. São Paulo: Summus, 1995. Disponível em http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2013/04/Danilo-Angrimani-Sobrinho-Espreme-que-sai-sangue.pdf . Acesso em 17 maio 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma Filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza a partir da versão do inglês: Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, 2010b.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010c.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 2002, p. 25

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso das mídias. 2. ed. São Paulo. Contexto: 2012.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Qu'est-ce qu'un disposif? In: Michel Foucault philosophe. Rencontre internationale. Paris 9, 10, 11 janvier 1988. Paris, Seuil. 1989. Tradução de Ruy de Souza Dias.

Disponível em: file:///D:/Downloads/28604-Texto%20do%20artigo-62350-1-10-20160421%20(2).pdf Acesso em: 28 abr. 2020.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo -1 neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. v. 2.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística ”“ uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

FILMOGRAFIA

O ABUTRE. Direção: Dan Gilroy. Produção de Open Road e Bold Films. Estados Unidos da América: Diamond Films, 2014. 1 DVD (117 min)

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lobo, D. de S., Vilas Boas, T., & Aparecida Mascarenhas, K. (2020). O espetáculo, a semiformação e a arquitetônica no filme “O Abutre”. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(2), 38–57. https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31700