EDUCAÇÃO INTER/MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ESCOLAR

SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS E IDENTIFICACIONAIS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá
  • Marcus Vinicius Ribeiro Puresa UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31094

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Discurso, Interculturalidade, Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como questões de interculturalidade/multiculturalidade são evidenciadas nos discursos de quatro professoras de uma instituição de ensino público, localizada na região norte do Brasil. O estudo, de caráter qualitativo-interpretativista, situa-se no campo da Linguística Aplicada Crítica, tendo sido realizado uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O corpus é constituído por excertos das respostas discursivas das docentes, tendo sido utilizado a análise crítica do discurso e as concepções de multiculturalismo como dispositivos teórico-analíticos. Os resultados revelam dificuldades e representações discursivas das docentes, tanto de ordem institucional, quanto conceitual e estrutural sobre o ensino de aspectos interculturais, o que demonstrou imperar a perspectiva multicultural assimilacionista no ensino de Língua Portuguesa.

 

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

Marcus Vinicius Ribeiro Puresa , UNIFAP

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Graduado do curso de Letras Português/Francês na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP), no qual trabalha com discursos em materiais didáticos de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Análise do Discurso Crítica. Professor de Língua Materna e Estrangeiras da rede de ensino particular em Macapá -AP.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Gomes, R., & Vinicius Ribeiro Puresa , M. . (2020). EDUCAÇÃO INTER/MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ESCOLAR: SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS E IDENTIFICACIONAIS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 62–81. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31094