A ESTRATÉGIA DE (RE)CATEGORIZAÇÃO NA INTERFACE ENTRE POLIDEZ E IMPOLIDEZ LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i3.28635Palavras-chave:
Recategorização, Interdiscurso, Polidez, Impolidez, Coca-ColaResumo
A partir do entendimento de que a comunicação se estabelece para manter as relações sociais e não apenas informar algo, muitos linguistas passaram a se preocupar em estudar as questões de polidez e impolidez ligadas aessas manifestações sociais de comunicação. Nesse sentido, nossa investigação teve como objetivo compreender o processo de recategorização como instrumento de interface entre a polidez e a impolidez linguística, a partir da análise da ação de comunicação interna promovida pela empresa Coca-Cola para a comemoração do dia Internacional do Orgulho LGBT no ano de 2017. Para realizar esta pesquisa, buscamos fazer um estudo de casoa partir da campanha “Essa Coca-Cola é fanta. E daí?”. Adotamos,como norte para esta pesquisa, os estudos de Leech (1983) ede Brown e Levinson (1987), na área da polidez; de Butler (1990, 1993),na área de gênero; e de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) e de Jaguaribe (2007), na área da recategorização. A partir do exposto, observamos que o processo de recategorização ocorreu em duas situações: a primeira se deu no plano material a partir da retomada discursiva de uma expressão idiomática tipicamente ofensiva contra o grupo LGBT e da inserção de uma nova expressão; e a segunda se deu no plano social com a sugestão de mudança no sentido da expressão e na postura das pessoas. Desse modo, concluímos que o processo de recategorização não pôde ser visto, neste exemplar, como apenas um processo de retomada do referente e de sua transformação, uma vez que, na campanha da marca de refrigerante em apreço, percebemos que tal processo foi ainda capaz de gerar uma alteração social (além da embalagem da latinha), demonstrando, assim, outro nível de recategorização, a partir da transformação de uma expressão tipicamente impolida em polida.
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Referências
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